Açoriano Oriental
Forte armada espanhola contribui para a espectacularidade e emoção da prova
São sete os pilotos espanhóis presentes este ano no SATA Rallye Açores.
O desconhecimento da prova é compensado pela experiência na terra
Forte armada espanhola contribui para a espectacularidade e emoção da prova

Autor: Arthur Melo
O Grupo Desportivo Comercial conseguiu, em 2008, trazer a São Miguel um forte contingente de pilotos espanhóis que prometem animar e contribuir para o espectáculo da prova.
Xavi Pons, Enrique Ojeda Garcia, Joan (Nani) Roma, Yeray Lemes, Alexander Villanueva, Albert Llovera e Pedro Font são os representantes do país de “nuestros hermanos” que prometem aguçar o apetite dos amantes do automobilismo açoriano.
À partida, muitos colocam algumas reservas quanto ao estatuto de favoritos dos mesmos. Se é um facto que todos, sem excepção, se estreiam pela primeira vez na prova açoriana, também é bem verdade que os sete são pilotos bastante habituados aos ralis disputados em pisos de terra, atendendo a que a maioria está a disputar o Campeonato de Espanha de Rallyes de Terra.
Xavi Pons, que em 2007 correu o WRC integrado na equipa oficial da Subaru, é o actual líder incontestado do Campeonato, seguido pela jovem promessa Yeray Lemes, que, em casa, nas Canárias, venceu a última prova, o Rallye de Lanzarote.
Alexander Villanueva, outros dos concorrentes espanhóis presentes no SATA Rallye Açores, encontra-se na quinta posição do respectivo Campeonato, que ainda conta com as presenças de Joan (Nani) Roma, Albert Llovera e Pedro Font.
Enrique Garcia Ojeda, que em 2007 esteve para marcar presença na prova do Grupo Desportivo Comercial, apresenta-se como campeão em título do IRC - Inter-continental Rally Challenge, sendo o SATA Rallye Açores a primeira prova que em 2008 disputa em Portugal, depois da presença em alguns ralis nacionais no último ano. Quanto a Joan (Nani) Roma, dispensa grandes apresentações. Piloto de todo-o-terreno, integra a equipa oficial da Mitsubishi e é presença assídua do Dakar, prova que inclusivamente venceu nas motos em 2004.
A merecer atenção será a prestação de Albert Llovera. O seu percurso desportivo iniciou-se no esqui, tendo em 1985 sofrido um grave acidente em Sarajevo que o deixou paraplégico.
A sua força de vontade e tenacidade fizeram-no abraçar o seu outro desporto de eleição, o automobilismo, sendo uma simpática presença em muitas provas automobilísticas na Europa.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados