Açoriano Oriental
Forças governamentais retomam cidade ocupada por presumíveis membros da Al-Qaeda
As forças governamentais reocuparam hoje a cidade de Houta, na província de Chabwa, sudeste do Iémen, que estava há cerca de uma semana sob controlo de presumíveis membros da Al-Qaeda, anunciou um porta-voz dos serviços de segurança.

Autor: Lusa

Os efetivos governamentais infiltraram-se na sexta feira em Houta, na sequência de intensos combates que provocaram um ferido e a destruição de duas casas, precisou a fonte, que solicitou o anonimato.

A operação desenrolou-se com as forças de segurança a beneficiarem do apoio de unidades do exército e a lograrem expulsar os membros da Al-Qaeda, que desde o passado dia 18 controlavam a cidade.

Entre 80 e 100 presumíeis combatentes da Al-Qaeda estavam entrincheirados em Houta e nas montanhas que rodeiam a cidade, acrescentou a fonte.

As forças governamentais iniciaram já operações de limpeza no interior de Houta, para preparar o regresso dos habitantes que o conflito obrigou a fugir, segundo o responsável dos serviços de segurança.

Das cerca de 20 mil pessoas que vivem em Houta, entre 8 ml e 12 mil refugiaram-se em acampamentos geridos pelo Crescente Vermelho do Iémen e outras 4 mil sob a proteção do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.

A Al-Qaeda, que te multiplicado as suas ações no Iémen, designadamente contra a polícia e forças armadas, é suspeita de estar na origem de um ataque que provocou hoje 10 feridos em Sanaa, todos eles membros dos serviços de segurança, segundo uma fonte deste departamento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados