Açoriano Oriental
Foco de poluição por combustível em Santa Maria circunscrito com sucesso
Um foco de poluição por combustível, no perímetro do aeroporto de Santa Maria, nos Açores, foi circunscrito com sucesso, anunciou hoje o Governo Regional, acrescentando que o abastecimento público de água não foi afetado.

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o gabinete de imprensa do Governo dos Açores, a origem deste foco de poluição estava "numa caixa de conduta de águas pluviais situada junto às instalações da Central Termoelétrica de Santa Maria", segundo identificaram técnicos da direção regional e da Inspeção Regional do Ambiente.

"As barreiras antipoluição que foram colocadas a jusante deste foco de poluição logo que foi identificado permitiram evitar a sua propagação no sentido da linha de costa, tendo sido também já confirmado que o troço poluído não comunica com aquíferos utilizados para o abastecimento público de água", adianta ainda o Governo regional.

A mesma fonte salienta que "os meios mobilizados pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, em conjunto com a ANA, permitiram circunscrever com sucesso" o foco "detetado numa vala de drenagem de águas pluviais no perímetro do Aeroporto".

O executivo açoriano acrescenta ainda que a Eletricidade dos Açores (EDA) foi notificada e foi realizada na segunda-feira uma vistoria às instalações daquela central termoelétrica.

Já hoje devem chegar a Santa Maria "técnicos que vão desencadear o processo de limpeza das áreas contaminadas, que estão confinadas ao troço da Ribeira Seca dentro da Zona Franca e do perímetro do Aeroporto" e "o processo de descontaminação será acompanhado pelas Direção Regional e pela Inspeção Regional do Ambiente".

Contactada pela Lusa, a elétrica açoriana disse não ter mais nada a acrescentar sobre a situação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados