Açoriano Oriental
FMI afirma-se pronto a ajudar Bulgária
O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que está pronto para ajudar a Bulgária, que enfrenta problemas na banca, mas considerou que o setor financeiro do país está "bem capitalizado".
FMI afirma-se pronto a ajudar Bulgária

Autor: Lusa/AO online

 

"O FMI está pronto para ajudar a Bulgária", disse à France Presse uma porta-voz da instituição sem precisar se a assistência seria financeira ou apenas técnica.

O sistema financeiro búlgaro enfrenta uma crise de confiança que se propagou a partir de 20 de junho quando se registou uma corrida de clientes aos balcões do banco CCB, o quarto maior do país, após a imprensa ter publicado informações que apontavam para a sua insolvência iminente.

Segundo o FMI, esta crise não deverá ter incidência nos restantes países da União Europeia, não integrando a Bulgária a zona euro.

"O sistema bancário na Bulgária está bem capitalizado e tem liquidez", acrescentou a porta-voz do FMI, que saudou a resposta de Sófia e da UE para conter o pânico.

Bruxelas concedeu a Sófia uma linha de crédito de 1,7 mil milhões de euros destinados ao setor bancário.

"As autoridades búlgaras, em coordenação com a Comissão Europeia, estão a tomar medidas para estabilizar o sistema bancário", disse a porta-voz.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados