Açoriano Oriental
Fidel Castro aparece em público pela primeira vez em 14 meses
O ex-presidente cubano Fidel Castro apareceu pela primeira vez em público nos últimos 14 meses para se encontrar com venezuelanos numa escola em Havana na segunda-feira, anunciaram órgãos de informação de Cuba.
Fidel Castro aparece em público pela primeira vez em 14 meses

Autor: Lusa/AO online

 

“Encontro improvisado, inesquecível com Fidel”, titulou o diário oficial Granma, descrevendo o encontro “de uma hora e meia” entre Fidel, de 88 anos, e 33 membros de uma delegação venezuelana.

O jornal publica quatro fotografias quase idênticas do encontro, onde se vê Fidel sentado na carrinha que o transportou até à escola “Vilma Espin Guillois”, situada próxima da sua casa a oeste da capital, e a apertar a mão a alguns venezuelanos.

Segundo o Granma, “a lucidez” de Fidel, “atento a numerosos pormenores da situação na Venezuela”, impressionou a delegação.

Fidel mostrou-se preocupado com “a luta da nação latino-americana para que a sua soberania e integridade sejam respeitadas”, adianta o diário, numa referência às sanções impostas à Venezuela pelos Estados Unidos da América.

“É preciso trabalhar rapidamente, reunir muitas assinaturas destinadas ao presidente (norte-americano Barack) Obama para que a Venezuela deixe de ser considerada como uma ameaça para a segurança” dos Estados Unidos, declarou Fidel aos visitantes, segundo o Granma.

Desde que abandonou o poder em 2006 por razões de saúde, Fidel Castro tem aparecido em público raramente. A última vez tinha sido a 08 de janeiro de 2014, na inauguração de uma galeria de arte em Havana.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados