Açoriano Oriental
Festival junta divulgação cultural à solidariedade em Ponta Delgada
A cidade de Ponta Delgada, nos Açores, recebe este mês, durante três dias, um festival que pretende aliar a divulgação cultural à solidariedade, numa iniciativa de dois jovens músicos cujas receitas vão reverter para uma instituição
Festival junta divulgação cultural à solidariedade em Ponta Delgada

Autor: LUSA/AO online

"A ideia surgiu há cerca de um mês e meio e o Festival Açores + Arte, que se realiza nos dias 19, 20 e 21, é uma iniciativa de caráter solidário que proporcionará um vasto cartaz cultural e recreativo, mas permite também angariar fundos, roupas e brinquedos para uma instituição de solidariedade social”, disse à agência Lusa Miguel Carvalho, um dos promotores do evento.

A ideia inicial dos dois jovens músicos Miguel Carvalho e Miguel Vieira era fazer um concurso de bandas, mas entenderam incluir também “um vasto cartaz cultural e recreativo”, promovendo um evento de entrada gratuita onde fosse possível "motivar a solidariedade".

Miguel Carvalho explicou que o colega foi "voluntário numa instituição", o que também contribuiu para criar um evento onde fosse possível angariar fundos com fins solidários.

“As pessoas vão contribuir da forma que entenderem, porque os fundos serão angariados através de barracas de comes e bebes que funcionarão no Relvão, em São Pedro. Além disso, no recinto serão vendidos bilhetes para um sorteio de uma viagem Ponta Delgada/Lisboa/Ponta Delgada e será realizada uma recolha de bens e brinquedos”, explicou.

Ao longo de três dias, o festival contará com atuações musicais, entre elas Noiserv, aulas de grupo, cinema ao ar livre, um espetáculo de dança, um concurso de bandas rock e uma noite de fados. Mas a organização preparou também várias atividades vocacionadas para crianças entre os dez e os 16, com aulas de zumba, dança, pintura e música.

Sem revelar o nome da instituição para a qual reverterão os donativos, Miguel Carvalho frisou que a ideia é dar continuidade ao projeto, transformando-o num evento com "caráter anual" para angariar donativos para várias instituições.

"Somos músicos e esta é uma forma de divulgação cultural, mas também uma forma importante para sensibilizar e apelar à solidariedade", sublinhou, acrescentando que o Festival solidário "Açores + Arte" conta com o apoio de "várias entidades como a Junta de Freguesia de São Pedro, Câmara Municipal de Ponta de Delgada, Governo açoriano, empresas e SATA".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados