Açoriano Oriental
Festival Jazzores regressa em novembro a São Miguel e Faial
O Festival Jazzores, que decorre em novembro, em São Miguel e Faial, Açores, vai levar até ao público o chamado jazz tradicional, com a presença de um trio de "renome dos Estados Unidos da América", anunciou hoje a organização.

Autor: Lusa/AO Online

 

“Optámos por trazer a esta edição a música a que chamamos o jazz tradicional ou aquele que é mais acessível ao público, porque no passado temos tido música contemporânea”, disse Rui Melo, da Associação Cultural Jazzores, organizadora do festival que decorre nos dias 04, na Horta, e 05 de novembro, em Ponta Delgada.

O Jazzores, que já se realiza há 18 anos, já percorreu várias ilhas dos Açores, como o Faial, Pico e Santa Maria.

Além da descentralização dos concertos, Rui Melo sublinhou que a iniciativa permitiu conquistar novos públicos, realizar ações pedagógicas com músicos nos Açores e com o Conservatório Regional.

“O festival era só feito em Ponta Delgada e, em 2008, fomos para o Faial, Pico e Santa Maria. Agora, claro que não podemos fazer isso, porque este grupo de músicos profissionais que vêm cá são muito caros”, disse, acrescentando que este ano o festival traz o trio composto por Lafayette Harris Jr. (piano), Lonnie Plaxico (contrabaixo) e Winard Harper (bateria).

O festival Jazzores teve início em 1999, com o Joe Lovano Trio.

Deste então, já passaram pelo festival nomes como James Carter, Paul Motian, Jason Moran, James Blood Ulmer, Greg Osby, Lee Konitz, Paul Bley, The Finns, David S. Ware, William Parker, Hamid Drake, Cooper-Moore, Michael Wimberly, Daniel Carte, MOPDTK, The Brad Mehldau Trio, John Blum, Ursula Oppens, Evan Parker, James Spaulding, Milford Graves, Barry Guy, Maya Homburger, entre outros, segundo o Teatro Micaelense, coprodutor do evento.

Organizado pela Associação Cultural Jazzores, o festival conta com o apoio do Governo dos Açores e das Câmaras Municipais de Ponta Delgada e da Horta e dos Teatros Micaelense e Faialense.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados