Açoriano Oriental
Festival de cinema dedicado às migrações decorre de 11 a 20 de abril
O II Panazorean - Festival Internacional de Cinema sobre Migrações e Interculturalidade vai decorrer de 11 a 20 de abril de 2013, em Ponta Delgada, nos Açores, anunciou esta segunda-feira a organização, que espera triplicar o número de filmes concorrentes.

Autor: Lusa/AO online

“Estamos a trabalhar para triplicar o número de filmes candidatos”, afirmou Paulo Mendes, presidente da Associação de Imigrantes nos Açores (AIPA), entidade que promove o festival, durante a apresentação da segunda edição do Panazorean, que terá cerca de 11 mil euros para distribuir em prémios monetários.

Paulo Mendes revelou que, depois de a primeira edição ter registado 90 filmes a concurso, oriundos de 24 países, a organização “eleva as expectativas” e espera ter na segunda edição cerca de 300 películas, provenientes de 40 países, além de um reforço de filmes sobre a diáspora açoriana.

“Durante 10 dias, o festival será um ponto de encontro para realizadores, produtores, especialistas sobre o tema e o público em geral debaterem e refletirem sobre as migrações”, salientou Paulo Mendes, acrescentando que o programa do festival, que apenas será divulgado em março, incluirá exposições, debates e concertos, entre outras iniciativas.

O presidente da AIPA salientou que o II Panazorean vai apostar na descentralização, através da realização de mostras de cinema em várias ilhas dos Açores, estando ainda prevista uma mostra internacional, possivelmente em Cabo Verde.

O Panazorean, único festival do género que se realiza em Portugal, vai decorrer no Teatro Micaelense e no Cine Solmar, estando confirmadas duas sessões especiais com a exibição de quatro filmes do prémio LUX, promovido pelo Parlamento Europeu, que chegam ao festival açoriano com o apoio da eurodeputada social-democrata Maria do Céu Patrão Neves.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados