Açoriano Oriental
Festival de Sopa distinguido a nível nacional
O Festival de Sopa, promovido pela Casa de Saúde de São Miguel e Casa do Povo da Fajã de Baixo, foi distinguido pela Federação Portuguesa de Confrarias de Sopas como o segundo melhor evento do país.

Autor: Ana Carvalho Melo
A distinção será formalmente entregue no próximo dia 5 de setembro durante a VIII Conferência da Sopa Regional, Nacional e Internacional, que se realiza no Centro Social e Cultural da Casa do Povo da Fajã de Baixo.

 

“O nosso festival foi considerado pela Federação Portuguesa de Confrarias de Sopas como o segundo melhor festival de Portugal e o primeiro da Região”, afirmou José Dinis Carvalho da direção da Casa do Povo da Fajã de Baixo, acrescentando que é com grande orgulho que a organização deste evento recebe esta distinção.

 

“O Festival de Sopa foi o primeiro a ser feito nos Açores e neste momento há já 87 freguesias que fazem festivais de sopa. Para nós é uma alegria ver que estas iniciativas são um sucesso”, acrescentou.

 

A VIII Conferência da Sopa Regional, Nacional e Internacional, que terá como tema “Sopas saudáveis”, vai contar com vários convidados vindos de Portugal Continental, de outras ilhas dos Açores e também de Fall River nos Estados Unidos da América, que vão abordar temas relacionados com esta iguaria.

 

“A conferência das sopas é o aperitivo para o Festival de Sopa”, remata José Dinis Carvalho.

 

No dia 6 de setembro realiza-se o XVI Festival de Sopa que está aberto à comunidade em geral, sendo que este ano se prevê a participação de mais de 60 sopas a concurso. 

 

Assim a partir das 19h00, pode dirigir-se à Casa de Saúde de  São  Miguel onde terá a possibilidade de degustar todas as sopas que se encontram a concurso.

 

As entradas para o festival vão variar entre 5 euros, para crianças entre os 6 e 11 anos e pessoas com mais de 65 anos, e 8 euros para adultos. As crianças até aos 5 anos não pagam.

 

Quem for ao Festival de Sopa poderá experimentar todas as sopas a concurso, tendo ainda direito a bebida e a provar o porco no espeto.

 

No final da prova será escolhida a melhor sopa por um júri constituído por três chefs da Região.

 

Ao público que se deslocar ao local caberá a tarefa de escolher a segunda e a terceira melhores sopas.

 

A animação deste evento está a cargo de Dinis Cruz, Sol Açoriano, Fungis Magic Truxis e do Grupo dos Amigos da Fajã de Baixo.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados