Açoriano Oriental
Festival de gastronomia arranca hoje em Ponta Delgada e prolonga-se até fim do mês

O restaurante Anfiteatro, em Ponta Delgada, acolhe entre hoje e 30 de junho o festival gastronómico “10 Fest Açores – 10 dias, 10 chefs”, cuja sétima edição conta com um casal estrela Michelin e outro 'chef' também com este galardão.

Festival de gastronomia arranca hoje em Ponta Delgada e prolonga-se até fim do mês

Autor: Lusa/AO Online

O evento arranca hoje com o casal Jéssica Carreira e David Costa, ela luso descendente de açorianos e ele português, que abriram em 2015 um restaurante no centro histórico de San José, na Califórnia, sendo os primeiros a receber uma estrela Michelin na costa oeste dos Estados Unidos da América.

Na sexta-feira decorre outro dos jantares mais esperados do certame, num dia dedicado em exclusivo à gastronomia açoriana.

A equipa que trabalhará com produtos do arquipélago liderada por Sandro Meireles e Pedro Oliveira, e contará também com o sub chef Nuno Santos - todos partilharão a cozinha com a turma finalista do 3.º ano de cozinha/pastelaria e com mais seis 'chefs', alguns deles ex-alunos da EFTH e que trabalham atualmente fora da região ou em ativo no arquipélago.

Na apresentação do certame, em maio, a diretora executiva da Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH), entidade que organiza o evento, tinha valorizado a marca 10 Fest, vincando que começou por ser "um acontecimento que assinalou 10 anos da escola e reuniu 10 'chefs' convidados para prepararem 10 dias de experiências gastronómicas" e hoje "é uma marca registada, referência internacional para a cozinha contemporânea nos Açores".

No terceiro dia, sábado, marcará presença a 'chef' Justa Nobre, “uma referência da gastronomia portuguesa”, enquanto o quarto jantar será confecionado pelo 'chef' Tiago Santos.

O 'chef' peruano Roberto Sihuay, de Espanha, prepara o quinto jantar e no dia seguinte marcará presença o 'chef' Luís Gaspar, da Sala de Corte.

“No oitavo jantar continuamos com a cozinha portuguesa na sua máxima interpretação com o 'chef' Nuno Diniz e o aluno Diogo Veladas”, acrescentou Graça Teixeira, adiantando ainda a presença do 'chef' Olivier Vigneault, natural do Quebec, no Canadá.

Para o penúltimo dia do festival está reservado o nome do 'chef' Nuno Mendes, que se estabeleceu em Londres, onde vive desde 2008.

O festival termina com o 'chef' Tiago Bonito, estrela Michelin do Largo do Paço, em Amarante, revelou ainda a diretora executiva da EFTH.

Esta edição conta com um evento de pastelaria, no dia 16 de junho, com chás da Gorreana, com o 'chef' Tiago Campino, atualmente pasteleiro do Hotel Tivoli Lisboa.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados