Açoriano Oriental
Festival de cinema em Havana fará homenagem a García Márquez
O 36.º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana será dedicado este ano ao escritor colombiano Gabriel García Márquez, que morreu na quinta-feira, informaram na segunda-feira os organizadores do evento.
Festival de cinema em Havana fará homenagem a García Márquez

Autor: Lusa/AO Online

 

O diretor da Casa do Festival, Iván Giroud, disse que a decisão foi comunicada previamente à viúva do escritor, Mercedes Barcha, e aos seus filhos Rodrigo e Gonzalo García.

Giroud recordou García Márquez e o intelectual cubano Alfredo Guevara, que morreu em 2013, dizendo que ambos “estão muitos unidos à vida e à história do Novo Cinema Latino-Americano e foram, quiçá, as suas duas mais sólidas colunas”.

O escritor colombiano, um amante do cinema, participou como guionista de filmes como “O Galo de Ouro” (1964) e “Tempo de Morrer”, entre outros, e foi também assistente de realização e até ator, com um pequeno papel no filme “Neste Povoado não há Ladrões”, realizado por Alberto Isaac, em 1965.

O Prémio Nobel da Literatura de 1982 foi, no mesmo ano, jurado do Festival de Cannes e, em 1985, criou a Fundação do Novo Cinema Latino-Americano, com sede em Havana, que presidiu até a sua morte.

A urna com as suas cinzas chegou hoje ao Palácio de Belas Artes da capital mexicana e às 16:15, hora local (22:15 em Lisboa), os centenas de admiradores começaram a despedir-se e a homenagear o escritor colombiano.

As suas cinzas foram levadas para o Palácio por uma comitiva em que estavam integrados a sua mulher e os seus filhos.

Desde o meio da manhã de hoje, já havia uma fila de admiradores que esperavam para dar o último adeus ao escritor colombiano.

A urna foi adornada com flores amarelas, as preferidas do autor e, entre as várias coroas de flores, havia uma enviada pelo ex-Presidente cubano, Fidel Castro.

A urna podia ser visitada pelo público durante três horas e, posteriormente, haverá uma cerimónia oficial, com a presença dos Presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do México, Enrique Peña Nieto, entre outras personalidades.

Gabriel García Márquez morreu na quinta-feira, na Cidade do México, aos 87 anos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados