Açoriano Oriental
Ferro Rodrigues (PS) eleito presidente da Assembleia da República
O deputado do PS Eduardo Ferro Rodrigues foi hoje eleito presidente da Assembleia da República, com 120 votos, enquanto o outro candidato a este cargo, o deputado do PSD Fernando Negrão, obteve 108 votos.
Ferro Rodrigues (PS) eleito presidente da Assembleia da República

Autor: Lusa/AO Online

 

Participaram nesta votação os 230 deputados em funções, e houve dois votos brancos. A eleição de Ferro Rodrigues foi recebida com palmas pelas bancadas da esquerda, e aplaudida de pé pelos deputados do PS, com os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP em silêncio.

Os resultados da eleição foram anunciados pelo também socialista Alberto Martins, na qualidade de presidente interino da Assembleia da República, cargo que exerceu nesta primeira reunião plenária, a convite do PSD, conforme a praxe parlamentar, devido à sua idade e experiência como deputado.

"Os parabéns da Mesa ao deputado eleito, e parabéns ao senhor deputado que concorreu nesta eleição. Peço ao senhor deputado Eduardo Ferro Rodrigues que tome a direção dos trabalhos, subindo à Mesa", declarou Alberto Martins.

Fernando Negrão candidatou-se a presidente da Assembleia com o apoio de PSD e CDS-PP, que coligados venceram as eleições legislativas e na nova composição do parlamento somam 107 deputados: 89 da bancada social-democrata e 18 da bancada centrista.

Os restantes partidos têm, no total, 123 deputados. O PS, que propôs Ferro Rodrigues para o cargo de presidente da Assembleia da República, tem 86 deputados, o BE tem 19, o PCP 15, o PEV 2 e o PAN 1.

Segundo o Regimento da Assembleia da República, "é eleito presidente da Assembleia o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções", 116 em 230. Quando nenhum dos candidatos obtém essa votação, procede-se a uma segunda votação.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados