Açoriano Oriental
Ferreira Leite acha "muito bem" sanções a quem discorde da direcção

A líder cessante do PSD, Manuela Ferreira Leite, afirmou hoje achar “muito bem” haver no partido sanções para militantes que discordem da direcção do partido nos 60 dias antes de actos eleitorais.

Ferreira Leite acha "muito bem" sanções a quem discorde da direcção

Autor: Lusa / AO online

O congresso social democrata aprovou hoje uma norma que estipula sanções para esse tipo de situações.

Isso “limita a possibilidade de sem sanções se poder participar num partido não cumprindo as regras do partido. Acho muito bem”, afirmou a presidente do partido.

Para Manuela Ferreira Leite, “se os estatutos estabelecem estas regras, certamente se houver essas posição serão para ser cumpridas”.

A líder recordou, porém, não ter votado a proposta de Pedro Santana Lopes para instituição das sanções, sublinhando estar impedida pelos estatutos a participar em votações.

Já Pedro Santana Lopes considerou que a norma não é uma “lei da rolha” e “é constitucional”.

“Não acho isso”, disse quando questionado sobre se esta norma, proposta por si, correspondia a uma “lei da rolha”.

“Acho que o facto da norma ou este tipo de orientação não existirem prejudicou muito o PPD/PSD nos últimos anos”, disse.

Confrontado com a pergunta de uma jornalista de que “nem o PCP tem normas destas”, Santana Lopes respondeu: “Pois temos nós”. Os sistemas políticos são assim, é bom”.

Acima dos direitos, disse, “há alguns deveres, nomeadamente de solidariedade pelas instituições e respeito pelas orientações da maioria. O que o partido quis foi dar um sinal político muito forte de que não considera tolerável a continuação de determinados comportamentos em cima eleições”.

O ex-líder social democrata considerou a nova norma “reflexo da história recente partido” e garantiu acreditar que “a liberdade interna continua a existir no partido”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados