Açoriano Oriental
Fernando Santos reserva estágio até 11 de julho para jogar final do Euro2016
O selecionador português de futebol revelou que o local onde a seleção vai estagiar em França está reservado até 11 de julho, para Portugal jogar a final do Euro2016 e poder fazer a festa no dia seguinte.
Fernando Santos reserva estágio até 11 de julho para jogar final do Euro2016

Autor: Lusa/AO Online

 

“Vamos jogar a final em Paris e a reserva está feita até aí. Acreditamos que vamos ficar até ao dia 10 de julho, ou melhor, até dia 11, porque só quero ir embora nessa altura para poder fazer a festa”, disse Fernando Santos, em declarações publicadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que atestam o grau de confiança com que encara a participação da equipa das 'quinas' na fase final do Euro2016.

Sobre as condições do complexo de treinos da Federação Francesa de Râguebi, onde a seleção irá estagiar, a 30 quilómetros de Paris, na localidade de Marcoussis, Fernando Santos destacou as excelentes condições que aquela infraestrutura dispõe.

A FPF fez uma primeira visita ao complexo em fevereiro do ano passado e confirmou que reunia todas as condições para albergar a seleção lusa, tanto mais sabendo que é o mesmo que acolhe as seleções de râguebi de França, desporto que rivaliza com o futebol.

“É a terceira vez que aqui estamos, porque há sempre alguns detalhes que é preciso afinar, mas posso garantir que tem todas as condições para um estágio de uma equipa que vem ao Euro2016 com um objetivo claro, que é o de alcançar o êxito”, reforçou Fernando Santos, apesar de reconhecer que os estágios “não ganham competições”.

O selecionador luso tem a noção exata de que “são os jogadores que ganham os jogos e os títulos”, mas sublinha a “influência positiva” que um local de estágio pode ter, desde que corresponda àquilo que se pretende, que é “ter excelentes condições de trabalho e de recuperação, que são muito importantes, tendo em função da sucessão de jogos.

“Vai ser mais recuperar do que trabalhar em termos do treino e, nesse aspeto, dispomos também de excelentes condições. Além disso, é um sítio agradável, com espaço aberto no exterior, que permite que os jogadores possam circular fora do espaço físico do hotel”, disse Fernando Santos, para quem a “tranquilidade e privacidade” também são valores a preservar num estágio de uma seleção numa fase final de uma grande competição.

O selecionador português destacou a importância da privacidade, sobretudo quando se tem “o melhor jogador do mundo” e quando a competição se realiza em França, onde vivem centenas de milhares de emigrantes portugueses, cujo apoio Fernando Santos pretende capitalizar.

“Queremos esse apoio, queremos que estejam connosco e tudo faremos para lhes dar uma alegria, mas com tão pouco espaço entre jogos também é importante que haja algum retiro, alguma serenidade. Não queremos privar ninguém da seleção, pelo contrário, mas as pessoas têm de compreender que há momentos em que a equipa técnica e jogadores vão precisar dessa privacidade”, explicou o selecionador.

A fase final do Europeu decorrerá em França, entre 10 de junho e 10 de julho, numa competição em que Potrugal ficou integrado no grupo F, juntamente com Islândia, Hungria e Áustria.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados