Açoriano Oriental
Federações de Andebol e Voleibol decretam minuto de silêncio

A Federação de Andebol de Portugal (FAP) e a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) decretaram hoje um minuto de silêncio antes de todos os jogos das respetivas competições até domingo, em homenagem às vítimas dos incêndios

Federações de Andebol e Voleibol decretam minuto de silêncio

Autor: LUSA/AO online

Em comunicado, a direção da FAP lamentou as mortes ocorridas e disse que “ninguém pode ficar indiferente” ao sucedido.

Como forma de manifestar “profunda solidariedade” pelos familiares das vítimas, “todos os jogos oficiais até domingo” serão precedidos de um minuto de silêncio.

O mesmo sucede com a FPV, que manifestou “as mais sentidas condolências às famílias enlutadas” e solidariedade aos afetados.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 36 mortos, sete desaparecidos, 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados