Açoriano Oriental
Liga Portuguesa de Futebol
FC Porto sofre primeira derrota no campeonato
 FC Porto, bicampeão português de futebol, sofreu  a primeira derrota na Liga 2007/08, ao perder por 1-0 no estádio do Nacional da Madeira
FC Porto sofre primeira derrota no campeonato

Autor: Lusa/AO
O Nacional da Madeira cometeu a proeza de quebrar a invencibilidade do FC Porto na Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 1-0 na recepção ao bicampeão e líder destacado da prova, em jogo da 14ª jornada.
O avançado uruguaio Lipatin, através de um portentoso remate à entrada da área, aos 58 minutos, fez o que muitos tentaram sem sucesso durante as primeiras 13 rondas: impor a primeira derrota ao FC Porto.
As duas equipas apresentaram-se com algumas ausências de peso, casos de Ricardo Fernandes (castigado), Fyllipe Gabriel e Bruno Amaro (lesionados), no Nacional, enquanto Ricardo Quaresma (castigado) e Tarik Sektoui (lesionado) eram baixas de vulto no bicampeão nacional.
O FC Porto perdeu pela primeira vez no reduto do Nacional, mas manteve a liderança destacada da prova, com sete pontos de vantagem sobre o perseguidor Benfica, enquanto os anfitriões conquistaram três preciosos pontos, ascendendo provisoriamente ao nono lugar.
Os primeiros 15 minutos pertenceram por inteiro ao FC Porto, que, através das arrancadas de Bosingwa, pela direita, colocava em sobressalto a defesa nacionalista e, num desses lances, a bola sobrou para Postiga, mas o remate saiu ao lado da baliza insular.
A partir dos 20 minutos, o Nacional começou a equilibrar a partida e Juninho, Juliano e Àvalos ameaçaram, através de remates de meia distância, a baliza do guarda-redes Helton.
Até ao intervalo, a toada do jogo manteve-se, com ambas as equipas a revelarem-se incapazes de se aproximar com perigo das áreas adversárias e a acusarem em demasia o estado escorregadio do relvado.
O jogo recomeçou com o mesmo equilíbrio, mas a primeira oportunidade de golo surgiu para o clube visitante, aos 53 minutos, quando, na sequência de um livre da esquerda, a bola foi por diversas vezes mal aliviada pela defesa local, cabendo a Lisandro obrigar o guarda-redes Diego à defesa da noite.
Pouco depois, o Nacional inaugurou o marcador, quando Lipatin apareceu à entrada da área e disparou forte e colocado ao ângulo superior direito da baliza de Helton, sem hipóteses de defesa para o guardião brasileiro.
 Os "azul e brancos" quase empataram aos 62 minutos, mas Mariano, em cima da linha de golo rematou por cima após bom trabalho de Lisando, numa altura em que Adriano já estava em campo, depois de ter substituído o pouco inspirado Hélder Postiga.
O treinador Jesualdo Ferreira arriscou e fez entrar Leandro Lima e Kazmierzak - este para fazer valer a sua estatura física na área madeirense -, e foi mesmo o polaco, na primeira vez que tocou na bola, a obrigar Diego a grande defesa aos 81 minutos, com a bola ainda a embater no poste direito.
No minuto imediato, Lisandro Lopez rematou à rede lateral da baliza insular, quando estava isolado na área, e o jogo terminou com intensa pressão do FC Porto, mas sem resultados práticos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados