Açoriano Oriental
Segunda Liga
FC Porto B 3-2 Santa Clara
O Santa Clara defronta hoje, à partir das 14h00, a equipa B do FC Porto, em partida a contar para a 17ª jornada da Segunda Liga.
FC Porto B 3-2 Santa Clara

Autor: Nuno Martins Neves

 

O empate seria o resultado mais justo, de acordo com a produção ofensiva do SAnta Clara na segunda parte. Com esta derrota, os açorianos continuam a somar 25 pontos, mantém-se na 7ª posição. Já o FC Porto B sobe ao 8º posto, com 24. Na próxima jornada, o Santa Clara recebe o Penafiel.

 

O FC Porto B quebra o ciclo vitorioso do Santa Clara, que falha a sexta conquista consecutiva. Os minutos finais voltaram a ser cruciais e fatais para os encarnados de Ponta Delgada: à semelhança da primeira parte, o Santa Clara sofre o golo da derrota mesmo ao cair do pano. Porcellis tinha acabado de empatar o encontro quando Tozé recoloca os azuis e brancos novamente na frente.

 

FINAL DA PARTIDA!

 

MINUTO 90+4

Último lance de ataque do Santa Clara, Serginho levanta para a grande área mas Fabiano sai e segura a bola.

 

MINUTO 90+3 - SUBSTITUIÇÃO FC PORTO B

Saída de Vion, entrada de Dellatorre.

 

MINUTO 90+2 - GOLO FC PORTO B

Balde de água fria nas hostes açorianas. Sebá rouba a bola a Reguila, deixa para Tozé na esquerda e o avançado flecte para o centro e remata cruzado para o fundo da baliza de Hélder Godinho.

 

MINUTO 90+1

Minhoca, agora descaído na esquerda, atira mas fraco e ao lado. O Santa Clara continua na busca pela vitória. Rui Gomes vai esgotar as substituições, com a entrada do avançado Dellatorre.

 

MINUTO 90

Vão-se jogar mias quatro minutos.

 

MINUTO 88 - GOLO SANTA CLARA

PORCELLIS A FATURAR!! Jogada pela direita dos açorianos, com Platini a lançar Minhoca, o médio vai À linha e cruza ao segundo poste onde Porcellis atira de cabeça para o golo do empate. Está restabelecido o empate.

 

MINUTO 87

Serginho atira direto mas Fabiano estava atento e segurou com tranquilidade.

 

MINUTO 86

Platini ganha mais um livre, desta vez na direita.

 

MINUTO 83 - SUBSTITUIÇÃO SANTA CLARA

Luís Miguel esgota as alterações: lança Minhoca por troca com Toni.

 

MINUTO 83 - SUBSTITUIÇÃO FC PORTO B

Saída de Iturbe, entrada de Mateus, que vai ocupar o lateral direita portista.

 

MINUTO 82

Platini fura pela direita, cruza mas Abdoulaye corta para canto. Ficam a pedir nova grande penalidade. Na repetição, a bola bate mesmo no braço do central portista mas parece intencional.

 

MINUTO 81 - DISCIPLINA FC PORTO B

David Bruno vê o segundo amarelo e o respetivo vermelho, por falta sobre Porcellis. Os dragões vão jogar em inferioridade numérica os últimos dez minutos da partida. Livre para Serginho bater.

 

MINUTO 80

Mais um livre de Serginho, novamente resolvido pela defesa contrária.

 

MINUTO 79

FABIANO BRILHOU!! Cruzamento largo de Paulo Monteiro para Porcellis surgir nas costas dos centrais. O avançado cabeceia com selo de golo mas o guarda-redes azul e branco faz a defesa da tarde e evita o empate.

 

MINUTO 78

Nos últimos minutos, o lateral Serginho surge quase como um extremo.

 

MINUTO 76

Novo livre para Serginho bater, mas sem perigo desta vez.

 

MINUTO 76

Menos de 15 minutos para o final, o Santa Clara continua atrás do resultado, perdendo por duas bolas a uma.

 

MINUTO 75 - SUBSTITUIÇÃO SANTA CLARA

Luís Miguel troca o capitão Pacheco pelo 'criativo' Pedro Cervantes. No FC Porto B, Rui Gomes lança Edu, saída de Sérgio Oliveira, autor do primeiro tento dos portistas.

 

MINUTO 73

Luís Miguel prepara a segunda substituição, Pedro Cervantes está já junto ao quarto árbitro.

 

MINUTO 72

Começa o FC Porto B a subir no terreno, sinal de algum cansaço do 'onze' do Santa Clara, com pouco discernimento nesta altura.

 

MINUTO 71

Bomba de Iturbe a meio do meio-campo a 'assobiar' o poste esquerdo de Hélder Godinho.

 

MINUTO 70

Novo livre de Serginho na esquerda, Fabiano alivia a soco.

 

MINUTO 69

Primeiro remate dos dragões na segunda parte. Jogada individual de Tozé que ultrapassou dois açorianos, deixa para Vion que remata fraco à figura de Hélder Godinho.

 

MINUTO 67

Contra-ataque conduzido por Platini, com a bola a chegar a Porcellis que, à entrada da grande área, deixa para Reguila que remata por cima.

 

MINUTO 65

Remate rasteiro de Pacheco a passar perto do poste esquerdo de Fabiano.

 

MINUTO 65

Mais agressivos os pupilos de Luís Miguel, que continuam a carrilar o jogo pelas alas. Falta mais criatividade no miolo do terreno. Quanto ao FC Porto B, está remetido à sua área, apostado na velocidade de Sebá e Iturbe.

 

MINUTO 62

ABDOULAYE ALIVIA. Serginho bate o livre, Toni cabeceia ao primeiro poste e o central do FC Porto B corta o lance. Primeiro canto para o Santa Clara em toda a partida.

 

MINUTO 62

Porcellis sofre falta de Sebá junto à linha lateral. Um livre direto na esquerda que pode levar perigo, Seginho para bater.

 

MINUTO 60

Fabiano já está recuperado e a bola já rola novamente em Gaia. Decorridos os primeiros 15 minutos da segunda parte, só se registaram dois remates e ambos para o Santa Clara.

 

MINUTO 57

QUASE O EMPATE! Livre para Serginho bater na esquerda, Accioly penteia a bola chega a Paulo Monteiro que, junto a o segundo poste, remata contra o corpo de Fabiano. O guarda-redes portista sai lesionado do lance.

 

MINUTO 56 - DISCIPLINA FC PORTO B

Vion acerta em Reguila por trás e vê o cartão amarelo.

 

MINUTO 55

Jogo muito mastigado até ao momento. A equipa de Luís Miguel tenta furar a defesa portista mas está a encontrar muitas dificuldades.

 

MINUTO 53

Vion surge caído no chão, os jogadores do FC Porto B pedem agressão por parte de Accioly. Na repetição, parece que o central do Santa Clara toca no avançado portista.

 

MINUTO 49

O Santa Clara a surgir mais 'mandão' na partida, enquanto os dragões optam pelo contragolpe, aproveitando os espaços concedidos pelo adiantamento do 'onze' açoriano.

 

MINUTO 47

Lance polémico na grande área do FC Porto B! Porcellis cruza da direita, Reguila domina a bola mas a defesa azul e branca rechaça a bola. Os açorianos pedem mão na bola de Quinones, mas as imagens televisivas não são conclusivas. Na sequência do lance, Toni remata forte À figura de FAbiano.

 

Nota para o encontro entre o Arouca e o Benfica B. Neste momento, a equipa da casa bate os benfiquistas por 2-0, com o primeiro golo a ser apontado pelo micaelense Clemente.

 

COMEÇA A SEGUNDA PARTE

 

As equipas já se perfilam para a segunda parte, Reguila já está em campo, troca com o extremo Ruizinho.

 

As bancadas do Estádo Dr. Jorge Sampaio já estão mais compostas, com a presença de algumas caras conhecidas do Santa Clara, casos de Vítor Pereira e Filipe Almeida, técnicos da equipa principal do FC Porto, que já passaram por São Miguel.

 

Luís Miguel prepara uma mexida no 'onze' que iniciou a partida: o avançado português Reguila prepara a entrada, possivelmente para o lugar de Ruizinho.

 

Final da primeira parte bastante amargo para os açorianos. O Santa Clara marcou primeiro, num grande livre de Serginho, a que Sérgio Oliveira respondeu na mesma moeda. O segundo golo dos portistas surgiu já em cima do apito para os balneários, num lance em que Vion e Sebá aproveitam o adiantamento dos jogadores encarnados.

 

INTERVALO

 

MINUTO 44 - GOLO FC PORTO B

 Numa altura em que o Santa Clara estava com as linhas mais subidas, Vion ganha as costas a Paulo Monteiro, cruza rasteiro para a esquerda onde Sebá tira dois defesas da frente e com Hélder Godinho já desenquadrado da baliza, atira para o fundo das redes.

 

MINUTO 42

Boa jogada coletiva do Santa Clara, a culminar com um cruzamento de Serginho na esquerda a que o lateral Quinones corta, quando Ruizinho já ameaçava o remate.

 

MINUTO 40

Bela abertura de Toni para Ruizinho na direita, mas o extremo contratado ao Sp. Espinho a desaproveitar o lance.

 

MINUTO 39

Hélder Godinho a rechaçar o canto direto batido por Sérgio Oliveira.

 

MINUTO 37

Porcellis remata muito por cima, passa o perigo. No contra-ataque, Iturbe ensaia um tiro de muito longe e ganho um canto.

 

MINUTO 37

Platini a conquistar mais um livre para o Santa Clara, a meio do meio campo do FC Porto B.

 

MINUTO 36

O golo de Sérgio Oliveira a tranquilizar as hostes portistas, que surgem agora mais confiantes com a bola no pé.

 

MINUTO 33 - GOLO FC PORTO B

O FC Porto B responde ao golo do Santa Clara na mesma moeda. Sérgio Oliveira bate o livre de forma primorosa ao ângulo superior direito da baliza do Santa Clara e está feito a igualdade.

 

MINUTO 32 - DISCIPLINA SANTA CLARA

Paulo Monteiro vê o amarelo.

 

MINUTO 32

Livre para o FC Porto B, remate fortíssimo de Sérgio Oliveira contra a barreira. Na sequência do lance, Paulo Monteiro faz falta sobre Iturbe em zona frontal à baliza de Hélder Godinho. Lance com muito perigo.

 

MINUTO 31

Fora de jogo tirado a Porcellis mas as imagens deixam algumas dúvidas quanto à posição do atacante brasileiro.

 

MINUTO 30

Dragões continuam com muita dificuldade para chegar com perigo às imediações da área defendida por Hélder Godinho. O guardião do Santa Clara ainda não fez nenhuma defesa.

 

MINUTO 28

Corte de Tiago Oliveira quando Ruizinho fugia pela direita.

 

MINUTO 26

Porcellis ganha a bola a Sérgio Oliveira e ensaia um remate do meio do campo, sem grande perigo para a baliza portista.

 

MINUTO 25

Continua o Santa Clara por cima do encontro, com um trabalho muito solidário das linhas médias e avançadas da equipa, que vão fechando os caminhos aos dragões.

 

MINUTO 22

A equipa local a acusar o golo sofrido. Nesta altura, são os encarnados de Ponta Delgada quem tem mais posse de bola.

 

MINUTO 20

A velocidade dos avançados do Santa Clara está a criar muitas dificuldades à defesa do FC Porto. Desta vez foi Ruizinho lançado por Porcellis na direita, mas Abdoulaye a conseguir evitar o pior.

 

MINUTO 19

Desta vez foi Porcellis quem cobrou o livre, com a bola a esbarrar na barreira. Passa o perigo para os dragões.

 

MINUTO 18 - DISCIPLINA FC PORTO

Jorge Tavares a mostrar o cartão amarelo ao central Abdoulaye, que travou Platini, quando este já estava a ganhar em velocidade. Novo livre perigoso para o Santa Clara.

 

MINUTO 16 - GOLO SANTA CLARA

Livre batido imaculadamente por Serginho ao ângulo superior direito da baliza defendida por Fabiano. O guarda-redes brasileiro bem voou mas não conseguiu travar o remate do lateral do Santa Clara.

 

MINUTO 15

Ruizinho a conquistar um livre frontal, falta de Tiago Ferreira. Pode levar perigo o lance...

 

MINUTO  15

Período de maior calmia no encontro, com os azuis e brancos sem conseguir furar a teia defensiva montada por Luís Miguel.

 

MINUTO 11

Primeiro canto da partida, para o FC Porto B, sem consequências de maior para a baliza açoriana.

 

MINUTO 10

Primeiros instantes da partida, o Santa Clara claramente a apostar num jogo de contenção, a contra-atacar pelas alas, aproveitando a velocidade de Platini e Ruizinho. Já o FC Porto opta por atacar com a bola no pé, em progressão.

 

MINUTO 8

Responde o FC Porto B, com um remate de longe de Tozé a sair por cima. Hélder Godinho estava a controlar a trajetória da bola. Os encarnados de Ponta Delgada a conseguirem manter os atacantes contrários longe da grande área.

 

MINUTO 7

Primeiro lance de real perigo! Platini foge pela esquerda, entra na área e remata para defesa apertada de Fabiano.

 

MINUTO 7

Cruzamento de Iturbe do lado esquerdo mas Hélder Godinho trava com segurança.

 

MINUTO 4

Primeiros minutos da partida com o Santa Clara a entregar a posse de bola aos dragões e a apostar no contra-ataque. Livre perigoso batido por Serginho, rechaçado pela defesa azul e branca.

 

MINUTO 2

Primeiro remate da partida, para o FC Porto B. Sebá a ganhar o ressalto à entrada da área a rematar de pé esquerdo por cima da baliza do Santa Clara.

 

Pouco público no estádio.

 

COMEÇA A PARTIDA.

 

Quanto ao técnico dos dragões, há a entrada de Fabiano e Abdolaye, habituais presenças na equipa A.

 

Luís Miguel procede a uma única alteração, com a troca do central brasileiro Luiz Carlos pelo português Paulo Monteiro.

 

O FC Porto vai alinhar com Fabiano, Quino, Iturbe, Abdolaye, David Brno, Tiago Ferreira, Tozé, Sérgio Oliveira, Sebá, Pedro Moreira e Vion.


O Santa Clara joga com Hélder Godinho, André Simões, Accioly, Paulo Monteiro, Serginho, Toni, Godinho, Pacheco, Porcellis, Ruizinho, Platini.

 

JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!!

 

A partida de hoje vai desenrolar-se no Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Gaia, 'casa' do FC Porto B.

 

A formação 'bê' dos dragões também vêm de uma série positiva, tendo ganho os últimos três jogos.

 

Os encarnados de Ponta Delgada vêm de uma série de cinco vitórias consecutivas nos últimos jogos para o campeonato, estando a uma conquista do recorde de 2005/06, altura em que a equipa orientada então pelo técnico Mário Reis somou seis jogos sempre a vencer.

 

O Santa Clara chega a esta partida na 7ª posição, com 25 pontos, mais quatro que o FC Porto B, que é 13º.

 

Jorge Tavares, da AF de Aveiro, vai ser o árbitro do encontro, sendo secundado por José Oliveira e Pedro Neves.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados