Açoriano Oriental
FC Porto à espera de se escapar aos "gunners" de Londres
O FC Porto conhece sexta-feira o seu adversário nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões de futebol, com Arsenal, Lyon e AS Roma, "carrasco" do Sporting, a liderarem a lista de possíveis candidatos a enfrentar os "dragões".

Autor: Lusa/Ao online
Com a primeira posição conquistada no Grupo A, a formação comandada por Jesualdo Ferreira evita confrontos com o detentor do troféu, o AC Milan, e com os colossos Barcelona e Manchester United, mas pode encontrar o Arsenal, actual líder da Liga inglesa e uma das equipas que mais se tem destacado esta temporada.

    Os "gunners", finalistas em 2005, são mesmo velhos conhecidos do FC Porto, já que as duas equipas defrontaram-se na fase de grupos da época passada, na altura com os "dragões" a saírem derrotados do Estádio Emirates por 2-0 e a não passarem do 0-0 no segundo jogo, em Portugal.

    Aos "azuis-e-brancos" pode também calhar o Lyon, hexacampeão francês, que apenas garantiu o acesso aos "oitavos" com uma vitória por 3-0 na última jornada, no campo do Glasgow Rangers.

    Os actuais líderes da Liga francesa acabam por ser um adversário de boa memória para o FC Porto, depois dos "dragões" terem eliminado o Lyon nos quartos-de-final da "Champions" em 2004, num ano memorável que culminou com a conquista do troféu, o segundo da sua história, com José Mourinho no comando.

    Os portistas terão também missão dificultada caso sejam sorteados com a AS Roma, equipa que ocupa a segunda posição na "Série A" e que foi responsável pela "despromoção" do Sporting para a Taça UEFA, no Grupo F.

    O sorteio, que vai decorrer em Nyon, na Suiça, poderá igualmente reeditar a final da Taça UEFA de 2003, entre FC Porto e Celtic de Glasgow, encontro em que os "dragões" saíram vitoriosos por 3-2, com um golo de Derlei no prolongamento.

    O futuro dos "azuis e brancos" pode igualmente passar por Gelsenkirchen, local onde venceram a final de 2004, caso sejam emparceirados com Schalke 04, e pelo "inferno" dos recintos gregos e turcos, se a sorte ditar o Olympiacos ou Fenerbache.

    A rivalidade entre AC Milan e Liverpool, finalistas na ultima edição da prova e em 2005, poderá encontrar um novo capitulo já que há a possibilidade das duas formações históricas se voltarem a encontrar já nos "oitavos-de-final.

    No mesmo dia, Benfica e Sporting, "despromovidos" da Liga dos Campeões, irão conhecer os adversários nos 16 avos-de-final da Taça UEFA, assim como o Sporting de Braga, que garantiu quarta-feira a passagem para a próxima ronda, com o segundo lugar no Grupo F, após uma vitória por 2-0 sobre o Estrela Vermelha de Belgrado.

    Os 16 avos-de-final da Taça UEFA vão opôr os segundos classificados de cada grupo a um dos "despromovidos" da Liga dos Campeões, com a reserva de não se poderem defrontar formações do mesmo país.

    Ou seja, o Sporting de Braga, que primeiro joga fora e depois em casa, evita Benfica e Sporting, podendo calhar-lhe em sorteio um dos outros seis, lotee em, que estão formações "complicadas" como o PSV (Holanda), Werder Bremen (Alemanha) e Marselha (França).

    Aparente menos difíceis serão Rosenborg (Noruega), Slavia de Praga (República Checa) e Glasgow Rangers (Escócia).

    Quanto ao Sporting e Benfica, sabem desde já que não jogam com os minhotos e que vão encontrar um dos outros sete segundos classificados da UEFA: Spartak Moscovo (Rússia), Tottenham (Inglaterra) Helsingborg (Suécia) e mais quatro equipas ainda a definir em função dos resultados dos jogos da Taça UEFA que ainda se disputarão hoje à noite.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados