Açoriano Oriental
Fármaco para impedir progressão do Alzheimer é projeto apresentado ao Programa COiTEC
Um fármaco para impedir a progressão do Alzheimer é uma das ideias de negócio globais apresentadas na sessão da edição deste ano do Programa COHiTEC, que decorre na Porto Business School, em Matosinhos.

Autor: Lusa/AO online

Entre os 16 projetos apresentados na edição de 2014 do Programa COHiTEC está também um ‘kit’ para despiste das causas genéticas da infertilidade masculina e um produto para geração e armazenamento de energia através do esforço humano, afirmou o diretor da área de Valorização de Conhecimento da Cotec, Pedro Vilarinho.

Os 16 projetos que concluem a edição de 2014 do Programa COHiTEC foram concretizados por 48 investigadores, 24 estudantes de gestão e 32 mentores.

Durante o Programa COHiTEC, que vai decorrer ao longo de quatro meses, estas equipas multidisciplinares vão “gerar ideias de produto” baseadas nas tecnologias participantes e preparar “um projeto de negócio” para uma de essas ideias.

As tecnologias que estão na base dos projetos foram desenvolvidas nas universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Nova de Lisboa e Porto e nos institutos IBET e WavEC.

“Acreditamos que o trabalho em equipa de investigadores, estudantes de gestão e mentores desenvolvido no COHiTEC é crucial para o êxito dos projetos e das futuras empresas”, salientou aquele responsável.

“Desde a sua criação, em 2004, já apoiámos 123 projetos, que deram origem a 23 empresas de base tecnológica com vocação global”, frisou.

De acordo com o administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Jorge Cardoso, “a Caixa está a ajudar a mudar as mentalidades para que os jovens sejam mais pró-ativos, sem medo de correr riscos no mercado empresarial”.

“Acreditamos no seu potencial e investimos em empresas que apostam na inovação tecnológica”, disse ainda o gestor.

O Programa COHiTEC é uma iniciativa da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, que conta com o apoio da CGD, da Caixa Capital e da FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e é realizado em parceria com o Centro HiTEC da North Carolina State University, a Porto Business School e o INDEG-IUL ISCTE Executive Education.

Este programa é uma ação de formação centrada na avaliação de produtos ou serviços que podem ser obtidos a partir de tecnologias desenvolvidas pelos participantes no programa, sendo a porta de entrada de projetos de elevado potencial de crescimento na iniciativa Act (Acelerador de Comercialização de Tecnologias).

Podem candidatar-se ao Programa COHiTEC investigadores (individuais, de empresas ou de instituições nacionais de I&D) que proponham uma ou mais tecnologias cujas características únicas permitam dar resposta a uma necessidade de mercado.

Ao longo do programa, os participantes têm o apoio de estudantes de gestão das Escolas de Negócio associadas ao COHiTEC e de mentores, que os ajudam no processo de avaliação das tecnologias.

A COTEC Portugal foi constituída em abril de 2003 com a missão de “promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país”.

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que conta com o apoio dos seus associados e das instituições do Sistema Nacional de Inovação (SNI) para a concretização dos seus objetivos, através da realização de iniciativas em várias áreas.

Desde o início da sua atividade que o cargo de presidente da assembleia-geral tem sido exercido pelo Presidente da República.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados