Açoriano Oriental
Farmácia do Hospital tem novas instalações
A Farmácia de Venda ao Público do Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, que estava a funcionar desde janeiro num contentor, tem agora novas instalações.
Carregando o video...

Autor: Nuno Fontes Sousa

A presidente do Conselho de Administração do HDES, Margarida Moura disse que o projeto “Farmácia de Venda ao Público” é um investimento que resulta da necessidade “de atender não só os doentes da unidade de venda ao público, mas também aqueles a quem fazemos cedência gratuita e obrigatória de medicamentos, com condições de segurança. Precisávamos também de uma área com privacidade e segurança para fazer o ensino da medicação, o que antes não acontecia”, vincou.


Segundo Margarida Moura, neste momento, a farmácia atende 1500 doentes por mês. Verifica-se um aumento significativo em relação aos atendimentos verificados nos primeiros meses, o qual coincidiu com o encerramento do SAU.

 

Novidades também na telemedicina

O Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada começou hoje a realizar consultas de diferentes especialidades por telemedicina, aos doentes da Unidade de Saúde de Vila do Porto, em Santa Maria.


“Com isso, vamos conseguir evitar a deslocação de muitos doentes e dos seus acompanhantes ao nosso Hospital e diminuir a deslocação dos médicos a Santa Maria”, explicou a presidente do Conselho de Administração do Hospital, acrescentando que “prevemos reduzir, no primeiro ano, em 50 por cento as deslocações de doentes e acompanhantes de Santa Maria a Ponta Delgada.


O serviço só foi inaugurado agora porque a técnica esteve a ser desenvolvida e as diferentes especialidades também tiveram a receber formação. Para já serão prestadas consultas por telemedicina para as especialidades de cardiologia, dermatologia, reumatologia,  ortopedia, neurocirurgia, a gastrenterologia e pediatria, referiu a mesma fonte.


“Para já a nossa unidade de saúde de referência é a de Vila do Porto. Quando tivermos o sistema  perfeitamente aferido para esta unidade de saúde, vamos estender progressivamente o serviço às outras unidades de saúde”, finalizou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados