Açoriano Oriental
Famílias gastam em média 130 euros em livros por filho e quase nunca reutilizam
As famílias numerosas compram uma média de seis manuais escolares por filho e gastam uma média de 130 euros por criança, segundo um barómetro enviado ao Ministério da Educação pela associação que representa estas famílias.
Famílias gastam em média 130 euros em livros por filho e quase nunca reutilizam

Autor: Lusa/AO online

Segundo o inquérito feito pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) entre novembro de 2015 e fevereiro deste ano a quase 500 famílias, é no terceiro ciclo do ensino básico (7.º ao 9.º anos) que são comprados mais livros escolares, entre oito e nove.

É no 9.º e 10.º anos de escolaridade que o encargo com livros é mais pesado, com uma média de 203 e 220 euros respetivamente.

Com o inquérito, a associação concluiu que o número médio de manuais reutilizados é de apenas um. No 1.º ciclo o número médio de reutilizações não chega sequer a um, enquanto nos 6.º, 7.º e 11.º anos consegue atingir a média de dois livros reutilizados.

O facto de os alunos escreverem nos próprios manuais e respetivas correções pelos professores em caneta surge como a principal razão apontada pelas famílias para não reutilizar livros no 1.º ciclo.

Alteração de conteúdos programáticos e metas curriculares surge como a segunda causa mais apontada para a não reutilização, seguida de ser o primeiro filho a frequentar a escola e do desconhecimento onde encontrar manuais para voltar a usar.

“A APFN aplaude todas as medidas que constituam uma redução do peso excessivo da educação nos orçamentos das famílias e sublinha a importância da reutilização dos manuais escolares”, refere uma nota da associação, acrescentando que o reaproveitamento de recursos pode permitir que se alargue a gratuitidade de manuais escolares decidida este mês no Parlamento para o 1º ano aos restantes anos do 1º ciclo, “e mais tarde aos restantes ciclos, onde aliás se verifica o maior peso dos orçamentos familiares”.

Sobre os gastos médios com manuais, o valor mais baixo é o segundo ano, com 63,14 euros, e o ano com maiores encargos é o 10.º ano com 220,80 euros. De todas as oscilações de valor gasto em média em cada ano, o inquérito concluiu que por filho uma família gastará em média 130 euros em manuais escolares.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados