Açoriano Oriental
Família do compositor Manuel Medeiros Ferreira doa espólio ao município de Ponta Delgada
A família do compositor Manuel Medeiros Ferreira, autor do tema "Ilhas de Bruma", considerado o hino não institucional dos Açores, doou o espólio do músico à câmara de Ponta Delgada e ao Coliseu Micaelense, anunciou o município.
Família do compositor Manuel Medeiros Ferreira doa espólio ao município de Ponta Delgada

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a viúva de Manuel Medeiros Ferreira doou mais de 500 livros da coleção privada do compositor ao município e cerca de 500 discos em vinil ao Coliseu Micaelense (que é gerido pela autarquia).

Os livros, "para cumprir o desejo de Manuel Medeiros Ferreira", ficarão na biblioteca do Centro de Estudos Natália Correia, na freguesia da Fajã de Baixo, explica a autarquia, num comunicado.

Quanto aos discos, passarão a integrar o espólio do Polo Museológico do Coliseu Micaelense.

O comunicado da autarquia refere que o presidente da câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, recebe a doação da família de Manuel Medeiros Ferreira "com grande satisfação e sentimento de gratidão", sublinhando que o "legado de açorianidade" que o compositor deixou.

O músico e compositor Manuel Medeiros Ferreira morreu na ilha de São Miguel, nos Açores, aos 63 anos, a 03 de janeiro.

Em março de 2013, Manuel Medeiros Ferreira disse, em entrevista à agência Lusa, que a maior homenagem que lhe podiam prestar era continuar a cantar a sua música "Ilhas de Bruma", escrita há 31 anos, revelando que se emocionava sempre que via o público cantarolar a letra de um tema que se tornou "emblemático para todos os açorianos".

A canção foi tocada em público pela primeira vez na primeira edição do Festival Maré de Agosto, que decorre na ilha de Santa Maria desde 1984, mas o sucesso popular chegou verdadeiramente quando a RTP/Açores aproveitou o tema para algumas das suas séries mais emblemáticas na década de 80 do século passado.

   

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados