Açoriano Oriental
Família desalojada recusa abandonar casa em Rabo de Peixe (vídeo)
Quarta-feira, uma família na Vila de Rabo de Peixe foi surpreendida com uma ação de despejo, tendo sido retirados todos os bens que se encontravam dentro da moradia. No entanto, a família recusa-se a sair.
Carregando o video...

Autor: Dianne Costa
Na residência moram cinco pessoas, entre elas duas menores, de 6 e 17 anos, e uma senhora de meia idade, que sofre de cegueira parcial.

 

Brenda Amaral, filha do proprietário da habitação, explicou ao Açoriano Oriental que a única fonte de rendimento da família é o seu pai, que é  pescador de profissão. Porém, a  crise piscatória  que se vive na Vila de Rabo de Peixe levou à falta de pagamento à instituição bancária.

 

A família tentou renegociar a dívida junto da instituição bancária para valores que pudessem pagar, mas todos os pedidos foram rejeitados. 

 

O pedido feito à assistência social para a ajuda de uma casa também foi indeferido.

 

Neste momento, a casa encontra-se despojada de todos os bens, que estão divididos por moradias vizinhas e, inclusive, por um bar.

 

O presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira, tem acompanhado este processo de perto e admite tratar-se de uma “situação em que a própria  vida do dia a dia e os rendimentos da família foram abatendo ano após ano, tendo levado ao incumprimento bancário”.

 

De acordo com o autarca, esta situação aconteceu não por “falta de vontade da família, mas simplesmente porque os rendimentos não chegam”.

 

Intervenção da Junta

 

Jaime Vieira também tentou renegociar a dívida em questão, de forma a baixar o preço da mensalidade, mas tal pedido não foi aceite. Ao longo deste processo, o presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe diz que foi informando o Governo Regional e a Câmara Municipal da Ribeira Grande do que se passava.

 

Apesar de Jaime Vieira entender que “os tempos são complicados”, o mais importante, em seu entender, é encontrar uma solução que permita o realojamento da família em causa. • 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados