Açoriano Oriental
Falta de unanimidade sobre manuais escolares não é mau resultado
O Ministério da Educação defendeu hoje que a falta de unanimidade no grupo de trabalho que estudou a gratuitidade dos manuais escolares não é um mau resultado, já que as posições dos vários membros "serão úteis na operacionalização da medida".

Autor: AO/Lusa

 

Numa reação às acusações da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que hoje acusou o grupo de trabalho de falhar a missão a que se propunha, a tutela reconhece que, "face à diversidade de entidades representadas, não foi possível chegar a uma posição unânime" sobre a gratuitidade dos manuais escolares.

No entanto, sublinhou que este não é um resultado "surpreendente nem será inédito no contexto de grupos de trabalho".

Na resposta enviada por email à Lusa, o Ministério da Educação (ME) disse mesmo que "não encara a falta de unanimidade como um mau resultado, já que o relatório inclui os pareceres e posições de todos os membros do Grupo sobre as questões da gratuitidade e da reutilização, que serão úteis na operacionalização das medidas".

"Para o ME importante são as famílias e é por isso que, no próximo ano letivo, os alunos do 1.º ciclo terão acesso a manuais escolares gratuitos, enquanto o preço dos manuais para os restantes anos do ensino obrigatório mantém-se inalterado ao abrigo da convenção assinada este ano", acrescentou a tutela.

A resposta do ME surge na sequência de um comunicado da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que sustenta que o grupo de trabalho, criado em maio, "falhou os objetivos a que se propunha, por exclusiva responsabilidade do Ministério da Educação".

O grupo de trabalho foi criado através do Despacho n.º 6861/2016 do Ministério da Educação, em 13 de maio de 2016, para definir "um programa de aquisição e reutilização de manuais escolares e recursos didáticos com vista a implementar progressivamente, no prazo da atual legislatura, a sua gratuitidade em toda a escolaridade obrigatória".

"A gestão ad-hoc e pouco produtiva com que o Chefe de Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Educação [José Couto] conduziu o Grupo de Trabalho é lamentável, e nada condizente com o grau de responsabilidade inerente, e impediu a concretização de propostas concretas", considera a APEL.

Para a associação de editores e livreiros, "os representantes do Ministério da Educação não proporcionaram as condições fundamentais para que essa discussão fosse produtiva e, para que não haja dúvidas sobre esta matéria, a APEL desafia a que sejam tornadas públicas as atas das reuniões, bem como todos os elementos que permitirão avaliar a forma como este grupo de trabalho foi conduzido".

A APEL diz ainda que os responsáveis do Ministério "se mostraram insensíveis à maioria das recomendações, em particular, às questões de igualdade de acesso e sucesso na educação, expressamente previstas na Constituição".

A criação de um grupo de trabalho para estudar a gratuitidade e reutilização dos manuais escolares em toda a escolaridade obrigatória foi definida por despacho de 13 de maio, do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e tinha um prazo máximo de 180 dias (até novembro), para a apresentação do relatório final.

O grupo era constituído por representantes do Ministério da Educação, do Conselho das Escolas, da Associação Nacional de Municípios Portugueses e das associações de pais (CONFAP e CNIPE), das secretarias de Estado dos Assuntos Parlamentares e do Comércio, da Direção-Geral das Atividades Económicas e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

"O Governo propõe-se tornar os manuais escolares menos onerosos para as famílias e incentivar a sua reutilização, sem colocar em causa a liberdade de escolha", lia-se no despacho.

O ministro sustentava a medida com o programa inscrito no Orçamento do Estado para 2016, que já previa a distribuição gratuita dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, no ano letivo de 2016/2017.

O Orçamento do Estado para 2017 prevê o alargamento da medida, em 2017/2018, a todos os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, na rede pública de escolas, cabendo ao responsável governamental pela educação definir as condições em que serão disponibilizados os manuais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados