Açoriano Oriental
"Falta de participação" cívica preocupa juntas de freguesia nos Açores
O coordenador da delegação regional dos Açores da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) lamentou a "crescente falta de participação" cívica, uma temática que será debatida, em maio, durante o 4º encontro das freguesias do arquipélago.
"Falta de participação" cívica preocupa juntas de freguesia nos Açores

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

"É preocupante e notório nos últimos resultados eleitorais a falta de participação da juventude e o afastamento dos idosos", referiu António Alves, acrescentando que é preciso debater este assunto "com seriedade, tirar conclusões e aplicá-las".

Entre 5 e 6 de maio irá decorrer na ilha de Santa Maria o 4º Encontro Regional das Freguesias dos Açores, sendo o tema da conferência principal "Cidadania e o aprofundamento da Democracia local - atribuições e competências das freguesias".

No arquipélago dos Açores existem atualmente 155 freguesias dispersas pelas nove ilhas.

António Alves sublinhou que a abstenção eleitoral tem vindo "sempre a crescer", sinónimo do "desinteresse da população, de várias idades, uma tendência que importa inverter".

"Vamos colocar o assunto em debate, ouvir vários contributos e tirar conclusões", assegurou António Alves.

Neste encontro regional será também abordada a descentralização de competências para as autarquias, uma matéria que está neste momento "em cima da mesa" a nível nacional.

Segundo António Alves, nos Açores a relação das juntas de freguesia com o Governo Regional "tem corrido bem", tanto que a região "costuma ser piloto em algumas das coisas que são depois transpostas para o resto do país".

Aproveitando a presença de vários presidentes de junta açorianos na ilha de Santa Maria, decorrerá, no dia 6 de maio, a assembleia geral da delegação regional dos Açores da Anafre, momento em que serão dadas a conhecer as contas referentes ao último ano e projetos futuros.

Também em Santa Maria, revelou António Alves, será lançado o livro "Poder Local nos Açores - 40 anos, 1000 presidentes", da autoria de José Andrade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados