Açoriano Oriental
Faleceu Mário Machado antigo presidente da Câmara de Ponta Delgada
Mário Machado, que foi presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada entre 1989 e 1992 e candidato derrotado a presidente do Governo dos Açores nas eleições regionais de 1992, faleceu hoje, aos 61 anos, vítima de doença prolongada.
Faleceu Mário Machado antigo presidente da Câmara de Ponta Delgada

Autor: Rui Jorge Cabral


Nascido em São Miguel, Mário Machado era economista,  foi dirigente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e desenvolveu uma atividade profissional ligada a vários grupos económicos dos Açores antes de ser desafiado pelo PS em 1989 a candidatar-se, como independente e em coligação com o CDS, à Câmara Municipal de Ponta Delgada, que venceu, dando a primeira grande vitória aos socialistas nos Açores ainda na era dos governos do PSD liderados por Mota Amaral.
O seu curto mandato de três anos na Câmara de Ponta Delgada ficou marcado pelo começo do aproveitamento dos fundos comunitários, pelo impulso ao fecho de ruas no centro da cidade, por uma política de maior descentralização em relação às freguesias e por uma maior abertura aos empresários do concelho.
A vitória em Ponta Delgada embalou-o para cabeça de lista do PS às eleições regionais de 1992, ainda com o apoio do CDS, mas as divisões na coligação, a pouca  dimensão e abertura à sociedade que o PS tinha na época e ainda a tragédia do concerto dos Resistência no Coliseu - em que morreu um jovem - ensombraram uma candidatura que acabou derrotada perante a que seria última maioria absoluta de Mota Amaral nos Açores.
Mário Machado ainda ficou como deputado na Assembleia Regional, mas acabou por afastar-se da política quando Carlos César encetou uma grande renovação no PS que o levou à vitória nas eleições regionais de 1996. Mário Machado acabou também por retirar-se da vida pública tendo nos últimos anos e antes de adoecer desenvolvido vários projetos empresariais no Continente, onde fixou residência.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados