Açoriano Oriental
Faleceu António Costa Santos, antigo provedor da Irmandade do Santo Cristo
António Costa Santos, antigo presidente da Fábrica de Tabaco Micaelense e provedor da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres durante 22 anos, faleceu hoje, na ilha Terceira, onde se encontrava numa visita familiar, vítima de doença súbita.
Faleceu António Costa Santos, antigo provedor da Irmandade do Santo Cristo

Autor: Rui Jorge Cabral

Era uma figura muito conhecida e apreciada quer na sua ilha de São Miguel, onde nasceu em 1937, em Ponta Delgada, quer por todos os Açores, onde "criei centenas de amigos em todas as ilhas", afirmou numa entrevista ao Açoriano Oriental, a propósito da publicação da sua autobiografia, em 2007.

Aluno do quadro de honra do Liceu de Ponta Delgada, António Costa Santos formou-se em Engenharia Agrária pela Universidade Técnica de Lisboa. A sua vida profissional foi marcada pela Fábrica de Tabaco Micaelense, da qual foi presidente, tendo contribuído para o desenvolvimento e modernização da cultura e laboração do tabaco em São Miguel.

Destacou-se também na política, tendo sido eleito no final de 1982 presidente da Câmara de Ponta Delgada, cargo que ocupou durante cerca de dois anos até ser chamado em 1984 para o Governo social-democrata de Mota Amaral, onde foi secretário regional do Comércio e Indústria.

Com intensa participação cívica, António Costa Santos foi também rotário, escuteiro e cônsul de França e da Grécia.


Mas foi como provedor da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres entre 1990 e 2012 que António Costa Santos mais se destacou civicamente, pela humildade como afirmava e vivia a sua devoção ao maior culto religioso dos Açores. Também numa entrevista ao Açoriano Oriental, confessou que "este é um trabalho muito bem remunerado. O “patrão” paga muito bem. Eu que o diga, que já me senti protegido em várias situações". 

António Costa Santos tinha 78 anos de idade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados