Açoriano Oriental
Fábrica de Tabaco Estrela em Ponta Delgada em Roteiro
A AGIRA e o Açoriano Oriental indicam-lhe como ponto de paragem turística a Fábrica de Tabaco Estrela, localizada em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Fábrica de Tabaco Estrela em Ponta Delgada em Roteiro

Autor: Tânia Silva
Nascida no ano de 1882, esta Fábrica de Tabaco distingue-se por ser única a fazer charutos totalmente à mão, por meio de técnicas e métodos apurados. Uma tradição secular quase em extinção em todo o Mundo mas preservada em São Miguel.
Estes charutos são feitos com três tipos de folhas, provenientes do Brasil, de Cuba e da República Dominicana, que constituem o enchimento, e pela folha de tabaco dos EUA e da Indonésia, que servem se capa.
Na Fábrica de Tabaco Estrela é possível observar todo o processo de confecção dos charutos. Numa primeira fase, eles são enrolados manualmente e depois permanecem durante dois dias num molde com o objectivo de ganhar a forma que os caracteriza. Passados estes dias transitam para uma sala com uma temperatura baixa, que vai permitir secar a humidade existente nos charutos. Depois de secos são cortados e a partir daí são-lhes então colocadas as capas.
Deste processo resultam três tipos de charutos: o Meia Coroa, o Coroa, e por fim o Robusto Estrela.
Os charutos da Fábrica de Tabaco Estrela possuem um aroma único, equilibrado, que resulta da junção perfeita entre as melhores folhas de Tabaco do Mundo.
Mas ao percorrermos os corredores desta fábrica depressa nos apercebemos de que ali também se produzem cigarrilhas e cigarros.
Toda a produção é feita com folhas de tabaco importadas que, numa fase posterior, são trabalhadas e empacotadas na Fábrica de São Miguel.
Visto, inicialmente, como uma medicina milagrosa, um elemento imprescindível em cerimónias religiosas e militares, um alucinógeno ou, até mesmo, como complemento alimentar, e mais tarde como uma moda ou forma de prazer, o Tabaco foi desde cedo incorporado na vida das pessoas. Nos Açores a sua cultura iniciou-se por volta 1820.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados