Açoriano Oriental
Exposição da autoria de Paulo Melo em Vila Franca
A exposição de artesanato intitulada "Barbies", da autoria de Paulo Melo, vai ser inaugurada esta sexta-feira, na Galeria Dr. Augusto Simas, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo, estando patente até 27 do corrente mês.

Autor: Ana Carvalho Melo


Segundo nota da câmara municipal de Vila Franca do Campo, "Barbies" é o nome dado pelo artesão Paulo Melo às tradicionais bonecas de folha de milho, outrora brinquedos e hoje peças de coleção certificadas como artesanato dos Açores, feitas manualmente pela sua família há duas gerações.
Tibéria Correia, hoje com 85 anos, começou a fazer as bonecas de folha de milho para vender e ajudar a criar sete filhos há mais de 30 anos. A mesma atividade que continua a fazer até hoje e cujo saber passou ao filho Paulo Melo.
Segundo o artesão, o ideal para fazer as bonecas é a folha do milho branco, mas também já são usadas folhas de milho de outros tons.
Além das bonecas de diferentes formas e tamanhos, produzem-se também presépios em folha de milho, colares, anéis, brincos, porta-chaves, ímanes para frigoríficos, chapéus e quadros com flores, entre outros artigos, que são comercializados em várias lojas nos Açores, Madeira e Portugal continental.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados