Açoriano Oriental
Explosões na cidade chinesa deTianjin causaram 44 mortos
As explosões num armazém de Tianjin, norte da China, causaram 44 mortos, mais 37 do que foi anunciado inicialmente, disse hoje a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Autor: Lusa/AO Online

As explosões ocorreram na quarta-feira à noite, cerca das 23:30 (16:30 em Lisboa), numa zona chamada Binhai New Area.

Num balanço difundido hoje às 11:00 (04:00 em Lisboa), a Xinhua indicou que "pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas", e ao princípio da tarde (hora local), o balanço subiu para 44 mortos.

Horas antes, um jornal de Pequim já tinha adiantado que um hospital de Tianjin recebera 40 corpos retirados do local da explosão, mas a informação só agora foi oficialmente confirmada.

Entre os mortos, há 12 bombeiros, disse a Xinhua.

O número de feridos hospitalizados também subiu, para 520, e 66 deles estão em estado grave, revela o balanço mais recente.

Segundo a conta do Centro das Redes de Vigilância dos Sismos da China no Sina Weibo, o Twitter chinês, a magnitude da primeira explosão equivaleu à detonação de três toneladas de TNT, enquanto a segunda teve uma potência equivalente à detonação de 21 toneladas daquele explosivo.

Informações das autoridades locais e relatos de vizinhos citadas por um jornal de Pequim indicam que as explosões destruíram janelas, sacudiram edifícios, levando mesmo à sua evacuação.

A onda de explosões chegou a sentir-se até dez quilómetros de distância.

O Presidente chinês Xi Jinping, e o primeiro-ministro, Li Keqiang, instaram a que sejam envidados "todos os esforços para resgatar as vítimas".

Maior porto do norte da China, situado a 150 quilómetros de Pequim, Tianjin é a sede de um município com cerca de 15 milhões de habitantes.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados