Ambiente

"Exploração sustentável" de aquíferos evita intrusão salina

"Exploração sustentável" de aquíferos evita intrusão salina

 

Lusa / AO online   Regional   21 de Jun de 2010, 15:13

O investigador da Universidade dos Açores José Virgílio Cruz defendeu esta segunda-feira uma "exploração sustentável" dos recursos de água subterrânea para evitar o risco de intrusão salina nos sistemas aquíferos, uma problemática que disse afectar algumas ilhas.
“A problemática já afecta alguns furos de captação de água subterrânea, essencialmente nas ilhas do Pico, S. Jorge, Graciosa e alguns locais da Terceira e S. Miguel. É um problema que já se coloca há algumas décadas e que está relacionado com a sobre exploração dos aquíferos”, afirmou José Virgílio Cruz.

O investigador do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores falava à margem da abertura do "XXI Salt Water Intrusion Meeting", que se iniciou esta segunda-feira em Ponta Delgada e onde se vai debater a gestão de aquíferos costeiros, ameaçados pela intrusão salina.

Segundo o investigador, os aquíferos são alimentados a partir de chuva, sendo que os técnicos recomendam um determinado volume de captação, mas para “suprir carências da população” aqueles parâmetros “são por vezes ultrapassados”.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.