Açoriano Oriental
Exercício em Ponta Delgada testa fuga de gás em parque de combustível
Uma situação de emergência provocada por uma fuga de gás no parque de combustível da Sociedade Açoreana de Armazenagem de Gás (SAAGA), em Ponta Delgada, é o cenário montando, na quinta-feira, num exercício que vai envolver cerca de uma centena de pessoas.
Exercício em Ponta Delgada testa fuga de gás em parque de combustível

Autor: Lusa/AO online

 

Numa conferência de imprensa para apresentação do exercício ‘Milhafre’, que decorre a partir das 15:30 locais (16:30 no continente), o coordenador da Proteção Civil Municipal de Ponta Delgada, Pedro Azevedo, disse que as autoridades têm definidos três cenários mas apenas o primeiro deles será concretizado.

A iniciativa testa o plano de emergência interno e externo da SAAGA, junto ao aeroporto de Ponta Delgada, Açores, e vai envolver 11 entidades.

“O primeiro cenário será a rotura parcial da tubagem que liga o reservatório B1 à bombagem de GPL [gás liquefeito de petróleo], o outro a fuga de vapor da válvula de segurança da esfera de butano e, por último, a rotura catastrófica da esfera de butano”, apontou, indicando que a empresa realiza "anualmente os seus simulacros para testar o seu plano de emergência interno" e que "fazia todo o sentido realizar um exercício de maior amplitude" juntando SAAGA e Proteção Civil.

De acordo com Pedro Azevedo, será simulada uma situação de emergência associada a uma falha de contenção de butano, no parque de GPL da Nordela, e foi definido um raio de 300 metros no qual poderá haver risco de acontecer algum acidente, zona em que ocorrerá a retirada de pessoas e bens.

No início do exercício haverá uma primeira vítima com queimaduras graves de terceiro grau que terá de ser levada para o hospital.

São várias as entidades envolvidas no exercício, desde os Bombeiros de Ponta Delgada, o hospital, a PSP, a Polícia Marítima, a Polícia Municipal, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o aeroporto e a Portos dos Açores, entre outras.

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, disse que o Serviço Municipal de Proteção Civil se compromete a “promover exercícios/simulacro com regularidade", numa "aposta de formação e sensibilização às populações para os riscos e para os procedimentos adequados”.

“Vivemos numa terra, numa ilha onde a emergência dos riscos nos acompanha quotidianamente e importa por isso prevenir, preparar, formar, sensibilizar as populações e os serviços competentes para a respetiva reação e prevenção”, defendeu o autarca, que é também responsável máximo pela Proteção Civil Municipal.

José Manuel Bolieiro referiu que o Plano Municipal de Emergência está aprovado e publicado desde agosto e que "em breve” será anunciado um exercício/simulacro, que se estima poder realizar "no primeiro trimestre do próximo ano".

Além disso, vai ser promovida uma reunião anual da Comissão Municipal de Proteção Civil, afirmou o presidente da Câmara de Ponta Delgada, acrescentando que em 2015 a Proteção Civil do concelho "vai apostar na elaboração de planos especiais de emergência de riscos de deslizamento de massas e de risco sísmico vulcânico, em colaboração com o Serviço Regional de Proteção Civil".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados