Ex-presidente francês Sarkozy de novo em tribunal por financiamento da campanha de 2012

Ex-presidente francês Sarkozy de novo em tribunal por financiamento da campanha de 2012

 

Lusa/AO Online   Internacional   16 de Fev de 2016, 07:19

O antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy apresentou-se hoje num tribunal de Paris para ser ouvido pelos juízes de instrução no âmbito das irregularidads no financiamento da sua campanha para as presidenciais de 2012.

Não há indicações sobre se o antigo chefe de Estado (2007-2012) pode sair acusado da audiência em que está em causa a alegada falsa contabilidade da sua candidatura a um segundo mandato, que lhe permitiu exceder os limites de despesa.

Os meios de comunicação franceses mostraram imagens de Sarkozy no interior de um carro antes de comparecer diante da justiça no âmbito do caso "Bygmalion", que deve o seu nome a uma empresa de comunicação que emitiu falsas faturas de 18,5 milhões de euros para que a União por um Movimento Popular (UMP), principal força de direita, assumisse gastos que na verdade correspondiam à campanha eleitoral.

O esquema teria como objetivo evitar ultrapassar o máximo legal das despesas das campanhas, fixado em 16,8 milhões de euros para as candidaturas da primeira volta e 21,5 milhões para as da segunda.

Sarkozy perdeu essas eleições para o socialista François Hollande, atual Presidente da França.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.