Açoriano Oriental
Ex-ministro Armando Vara ouvido hoje em tribunal no âmbito da Operação Marquês
O ex-ministro Armando Vara vai ser ouvido hoje no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa, pelo juiz Carlos Alexandre, por suspeitas dos crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.
Ex-ministro Armando Vara ouvido hoje em tribunal no âmbito da Operação Marquês

Autor: Lusa/AO Online

Armando Vara foi detido na quinta-feira, na sua casa em Cascais, na sequência de uma operação que envolveu buscas à sua residência, aos seus escritórios e à sede da Caixa Geral de Depósitos, da qual foi administrador.

O ex-ministro do governo socialista de António Guterres foi detido no âmbito da Operação Marquês, a mesma que levou à detenção do ex primeiro-ministro José Sócrates em novembro do ano passado.

Vários órgãos de comunicação noticiam que esta detenção para interrogatório está relacionada com a investigação ao empreendimento Vale do Lobo, no Algarve.

Armando Vara foi detido na quinta-feira numa ação dirigida por um magistrado do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que envolveu várias equipas deste departamento e mobilizou também elementos da Autoridade Tributária e da Polícia de Segurança Pública.

Além de ministro e de secretário de Estado, Armando Vara foi também administrador do Millennium BCP.

Armando Vara, que foi ministro Adjunto do Primeiro-Ministro no segundo Governo liderado por António Guterres, encontra-se detido no Comando Metropolitano de Lisboa, à espera para ser ouvido pelo juiz.

No âmbito da Operação Marquês, Sócrates está detido no Estabelecimento Prisional de Évora desde novembro do ano passado, indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

José Sócrates é o único arguido que continua detido preventivamente, encontrando-se no estabelecimento prisional de Évora desde novembro do ano passado.

Em prisão domiciliária no âmbito deste processo encontram-se o empresário Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates, e o administrador do grupo Lena Joaquim Barroca. O ex-motorista de Sócrates, João Perna, encontra-se em liberdade provisória mediante apresentações periódicas, depois de ter estado em prisão preventiva.

Neste processo, ainda arguidos são o administrador da farmacêutica Octapharma Paulo Lalanda de Castro, a mulher de Carlos Santos Silva, Inês do Rosário, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o presidente da empresa que gere o empreendimento de Vale do Lobo, Diogo Gaspar Ferreira.

Notícias publicadas na imprensa indicam que o Ministério Público suspeita que Sócrates terá recebido "luvas" no valor de 12 milhões de euros, relacionadas com o empreendimento Vale do Lobo, Algarve, através de um circuito financeiro que envolveu os empresários Helder Bataglia (ex-administrador da ESCOM), Joaquim Barroca (grupo Lena) e Carlos Santos Silva, este último amigo de longa data do ex-primeiro-ministro.

A defesa de Sócrates já desmentiu em absoluto qualquer intervenção de Sócrates no Plano Regional de Ordenamento do Territorio (PROT) Algarve 2 com vista a beneficiar o empreendimento de luxo de Vale do Lobo, na costa algarvia.

Armando Vara foi condenado em setembro de 2014 a cinco anos de prisão efectiva no âmbito do processo Face Oculta por tráfico de influências. Esta decisão está em recurso no Tribunal da Relação do Porto.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados