Ex-magnata lança movimento para reunir pró-europeus na Rússia

Ex-magnata lança movimento para reunir pró-europeus na Rússia

 

Lusa / AO online   Internacional   20 de Set de 2014, 13:20

O ex-magnata russo e oponente do Kremlin Mikhail Khodorkovski, que passou uma década na prisão, lançou hoje um movimento para reunir os pró-europeus russos e desafiar o poder de Vladimir Putin.

 

Aquele que foi um dos homens mais ricos da Rússia saiu da prisão no ano passado e agora vive na Suíça.

"Uma minoria pode ser influente se for organizada", disse Mikhail Khodorkovski, quando anunciava o lançamento do seu novo movimento chamado de "Open Russia".

Khodorkovski explicou que este novo projeto seria uma "plataforma" na Internet para pessoas que pensam, mas não é um partido político.

Após ter sido libertado da prisão, Khodorkovski prometeu que iria ficar fora da política, mas o seu novo projeto parece contradizer as suas ambições políticas.

O ex-chefe da extinta petrolífera Iukos acrescentou que todos os que apoiam o caminho pró-europeu para a Rússia deveriam unir-se antes das eleições parlamentares agendadas para 2016.

O apelo de Khodorkovski surge numa altura em que os críticos do Kremlin têm denunciado que o país se encontra preso entre um dramático confronto com o Ocidente relativamente à Ucrânia, o que poderá levar a uma catástrofe política e económica.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.