Açoriano Oriental
Evacuação médica de navio de carga (vídeo)
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) coordenou, durante a tarde de quarta-feira, a operação de evacuação médica do engenheiro de máquinas do navio de carga "Cape Ioanna" que navegava a cerca de 400 milhas náuticas (720 quilómetros) a leste da ilha de São Miguel.
Carregando o video...

Autor: Ana Carvalho Melo

Segundo nota da Marinha, o homem, de 56 anos, sofreu um acidente a bordo que provocou traumatismo com ferida ao nível do pulso esquerdo, causado por queda de um objeto pesado, apresentando sintomas de dor intensa e perda de mobilidade dos dedos.

O pedido de auxílio foi recebido pelo MRCC Delgada ao início da tarde do dia 10, tendo contactado de imediato o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, que, após contacto com o navio e efetuada avaliação telemédica do tripulante, identificou a necessidade da sua evacuação urgente.

O MRCC Delgada solicitou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) o empenhamento dos meios aéreos da Força Aérea e a condução das operações de evacuação do doente. Para o efeito foram empenhados um helicóptero EH-101 Merlin, e um avião C295, ambos destacados na Base Aérea n.º 4, nas Lajes.

Cerca das 15H00 horas, o EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.º 4 - Lajes, rumo ao navio.

Devido à distância seguiu também para o local uma aeronave C-295 para realizar a deteção inicial da embarcação e acompanhar e apoiar as comunicações entre o helicóptero, o navio e os Centros de Busca e Salvamento envolvidos.

A extração do acidentado foi executada com sucesso às 22H15 horas, tendo o helicóptero dirigido-se ao Aeroporto de Ponta Delgada, onde foi efetuada a transferência do doente para uma ambulância destacada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que o encaminhou ao serviço de urgência do Hospital Divino Espírito Santo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados