Açoriano Oriental
Evacuação médica de dois passageiros do navio "Saga Sapphire"
A Força Aérea Portuguesa (FAP) efetuou na terça-feira a evacuação médica de dois passageiros, de 78 e 79 anos e de nacionalidade britânica, com diagnóstico de bradicardia sintomática e AVC respetivamente, do navio de cruzeiro "Saga Sapphire".
Evacuação médica de dois passageiros do navio "Saga Sapphire"

Autor: Ana Carvalho Melo

A operação foi realizada por um helicóptero EH-101, da Força Aérea Portuguesa (FAP), sendo que o navio navegava a cerca de 290 milhas náuticas (536 quilómetros), a nordeste da ilha Terceira.

Esta operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), que recebeu o pedido de auxílio pelas 12h00, horas locais, do dia 23 de fevereiro, de imediato contactou o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, o qual, após falar com o comando do navio, identificou a necessidade de evacuação urgente dos passageiros.

 
Após a informação do CODUMAR, o MRCC Delgada solicitou ao RCC Lajes o empenhamento dos meios aéreos da FAP e a condução das operações de evacuação do doente. Para o efeito foram empenhados um helicóptero EH-101 Merlin e uma aeronave de asa fixa C-295, ambos destacados na Base Aérea n.º 4, nas Lajes.
 

A evacuação dos passageiros foi executada com sucesso, tendo o helicóptero aterrado cerca das 19h35, no Aeroporto de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, e dali transferidos para uma ambulância destacada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que os encaminhou ao serviço de urgência do Hospital do Divino Espirito Santo.
 
As condições meteorológicas na zona de operações eram de vento moderado/ forte do quadrante Oeste e ondulação de cerca de 2 metros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados