Açoriano Oriental
Europol deteve alegado grupo criminoso por venda 'online' de euros falsos
A Europol anunciou hoje a detenção de oito pessoas suspeitas de pertencerem a um grupo criminoso considerado como um dos maiores fornecedores de euros falsos vendidos 'online', no âmbito de uma operação realizada pelas autoridades italianas.
Europol deteve alegado grupo criminoso por venda 'online' de euros falsos

Autor: Lusa / AO online

 

Em comunicado, o serviço europeu de polícia (Europol) refere que as investigações revelaram que o alegado líder e vendedor deste grupo, um dos oito detidos na operação, vendia "notas falsas de 20, 50 e 100 euros na 'Darknet' [rede fechada e secreta de comunicação na internet] por cerca de 30% do seu valor nominal".

"Estima-se que o grupo recebeu mais de 160 mil euros" em (moeda virtual) 'bitcoin', "que foram depois vendidos a um cambista em Malta", afirma a Europol.

O alegado vendedor, acrescenta, "tinha vários perfis em mercados diferentes e tinha cúmplices na zona de Nápoles", em Itália.

Durante o inquérito, "foram também identificados centenas de compradores de euros falsificados".

A Europol apoiou as autoridades italianas na investigação deste caso desde janeiro de 2015, facultando "análises operacionais e coordenando atividades em diferentes países".

Esta investigação contou com a colaboração de autoridades policiais da Áustria, da França, da Alemanha, da Lituânia, de Portugal, de Espanha, da Suécia e dos Países Baixos, designadamente "através de troca de informações e do rastreio dos compradores de euros falsificados nos seus países".

O vice-diretor de operações da Europol, Wil van Gemert, considerou esta operação como "um excelente exemplo de como a cooperação policial e a troca efetiva de informações são vitais para combater este crime".

"Os serviços ocultos na 'darknet' e os pagamentos em 'bitcoins' podem dar aos vendedores e compradores uma falsa sensação de anonimato. No entanto, a Europol e os seus paceiros estão empenhados em investigar o comércio sombreado de produtos ilegais e em garantir que estes criminosos são levados à justiça", refere ainda o responsável.

De acordo com a Europol, é cada vez maior o número de fabricantes de moeda falsa que oferece os seus produtos na 'Darknet', juntamente com drogas e outras mercadorias ilegais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados