Açoriano Oriental
Europeus mais favoráveis à permanência do Reino Unido na UE
Os europeus são cada vez mais favoráveis à permanência do Reino Unido na União Europeia, segundo uma sondagem do instituto TNS realizada em nove países europeus e publicada hoje, a duas semanas do referendo sobre um eventual Brexit.
Europeus mais favoráveis à permanência do Reino Unido na UE

Autor: Lusa/AO Online

“Os europeus mostram-se claramente favoráveis a que os britânicos permaneçam no seio do ‘clube’ dos 28”, refere o jornal francês Le Figaro, que publica a sondagem.

Este sentimento aumentou sensivelmente na Alemanha (mais um ponto percentual), França (mais seis) e na Polónia (mais dez), em relação a uma sondagem anterior realizada pelo mesmo instituto, em abril, segundo o jornal.

Na Alemanha, 79% (contra 78% em abril) das pessoas inquiridas desejam que o Reino Unido continue a ser membro da UE. Em França, 65% (59% em abril) e na Polónia 64% (54% em abril) são favoráveis à manutenção dos britânicos no bloco europeu.

Os luxemburgueses (66%), holandeses (63%), dinamarqueses (62%), finlandeses (62%) e os checos (62%) desejam o mesmo.

Já na opinião pública britânica, o campo do ‘Brexit’ ganhou vantagem.

Um total de 43% dos britânicos (34% em abril) prefere ver o Reino Unido sair da UE, contra 41% (38% em abril) deseja que o país continue a ser membro.

A sondagem foi realizada pelo instituo TNS, filial do grupo Kantar, simultaneamente em França, Alemanha, Polónia, Holanda, Dinamarca, Finlândia, República Checa, Luxemburgo e Reino Unido na segunda quinzena de maio, a uma amostra de cerca de mil pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados