Açoriano Oriental
Eurogrupo termina sem acordo e volta a reunir-se em breve
A reunião do Eurogrupo terminou hoje sem acordo e os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se nos próximos dias para debater novas propostas gregas, anunciou o comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis.
Eurogrupo termina sem acordo e volta a reunir-se em breve

Autor: Lusa/AO Lusa

"As propostas da Grécia são bem-vindas, mas é necessário fazer mais trabalho com as instituições", disse Dombrovskis através da rede social Twitter, dando conta da ausência de acordo, a nível de ministros das Finanças da zona euro, com a Grécia.

O comissário acrescentou ainda que o Eurogrupo vai reunir-se "esta semana", sublinhando a urgência de se chegar a acordo "nos próximos dias".

A reunião do Eurogrupo antecedeu uma cimeira de emergência da zona euro, com início marcado para as 19:00 (18:00 de Lisboa).

Há cinco meses que se arrasta o processo de negociações entre Atenas e os credores quanto às reformas a adotar pelo país, sem o qual os parceiros europeus e os credores não libertam a última parcela do programa de resgate, de 7,2 mil milhões de euros.

Sem esse dinheiro, ou pelo menos parte dele, a Grécia - que está a poucos dias de ter de pagar os 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, a 30 de junho, - fica muito próxima do incumprimento ('default') e aumenta o risco de uma saída da zona euro (o chamado 'Grexit').

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados