Eurogrupo concluído sem acordo


 

Lusa/AO Online   Economia   25 de Jun de 2015, 18:42

A reunião de hoje dos ministros das Finanças da zona euro em Bruxelas foi dada por encerrada, sem que tenha sido alcançado um acordo com a Grécia, indicaram fontes diplomáticas.

Os ministros vão voltar a reunir-se nos próximos dias, segundo o ministro das Finanças Finlandês, Alexander Stubb, que através da rede social Twitter disse que "o Eurogrupo vai voltar [a reunir-se], mas não hoje".

Segundo a agência de notícias Efe, que cita fontes europeias, o Eurogrupo poderá reunir-se novamente este sábado.

O encontro de hoje arrancou pelas 12:30 de Lisboa (13:30 em Bruxelas) e foi suspenso cerca de duas horas depois, com fonte diplomática a adiantar então que a interrupção tinha por objetivo aguardar novidades de Atenas quanto às propostas que permitam desbloquear um acordo.

No entanto, a interrupção foi curta e os ministros voltaram a reunir-se, mas apenas por um breve espaço de tempo, tendo então a reunião sido dada por terminada por hoje.

Deverão continuar assim pelos próximos dias, inclusivamente pelo fim de semana, as negociações entre os credores e a Grécia, com o objetivo de pôr fim ao impasse quanto às medidas a executar por Atenas que permitam fechar o atual programa de resgate e desbloquear a última 'tranche' de ajuda financeira, de 7,2 mil milhões de euros, essencial para as autoridades gregas conseguirem honrar atempadamente os seus compromissos.

A Grécia tem até 30 de junho para pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional e sem um acordo não terá dinheiro para cumprir esse compromisso.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.