Açoriano Oriental
Eurodeputados reúnem-se segunda-feira em plenária dominada por debate sobre terrorismo
O Parlamento Europeu (PE) inicia segunda-feira uma sessão plenária, em Estrasburgo, dominada pelo debate, na quarta-feira, sobre medidas antiterroristas na sequência dos atentados de 13 de novembro, em Paris, que fizeram 130 mortos.
Eurodeputados reúnem-se segunda-feira em plenária dominada por debate sobre terrorismo

Autor: Lusa/AO Online

O debate sobre as medidas já decididas ou a decidir, como o registos de identificação de passageiros de que o PE é codecisor, está agendado para quarta-feira de manhã, com a presença do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker e a presidência luxemburguesa da União Europeia (UE)

O combate ao financiamento do terrorismo, o reforço dos controlos nas fronteiras externas da UE, o aumento do intercâmbio europeu de informações e medidas para prevenir o tráfico de armas de fogo serão alguns dos temas abordados.

Na terça-feira, o PE debate o relatório - que é votado no dia seguinte - que propõe várias medidas para prevenir a radicalização e o recrutamento de cidadãos europeus por organizações terroristas.

Segundo o texto, mais de 5.000 cidadãos europeus aderiram a organizações terroristas e a outras formações militares, nomeadamente às fileiras do autoproclamado Estado Islâmico/Daesh, da Jabhat al-Nusra e de outras formações fora do território da UE, em especial na região do Médio Oriente e do Norte de África.

O PE vai votar na quarta-feira o acordo alcançado com os Estados-membros sobre o orçamento da UE para 2016, de que é relator o eurodeputado José Manuel Fernandes (PSD).

Na abertura da sessão, na segunda-feira, será debatido um relatório de iniciativa de Inês Zuber (PCP), que recomenda aos 28 maior empenho no desenvolvimento de políticas para combater a pobreza infantil.

A votação está agendada para terça-feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados