Açoriano Oriental
Eurodeputados portugueses dividem-se quanto às expectativas para a "Comissão Juncker"
Eurodeputados portugueses dividem-se quanto as expectativas para a nova Comissão Europeia, com socialistas e sociais-democratas a saudarem a nova equipa, que aprovaram, enquanto PCP e BE consideram que manterá as políticas erradas da "Comissão Barroso".
Eurodeputados portugueses dividem-se quanto às expectativas para a "Comissão Juncker"

Autor: Lusa/AO Online

“Foi um discurso arejado [o de Jean-Claude Juncker hoje]. Sem dúvida que deixou sinal do seu compromisso europeu, de ter em atenção o investimento, mas também as questões sociais e a disciplina orçamental”, disse Paulo Rangel à Lusa, no final da votação no Parlamento Europeu, em que foi aprovada na globalidade a nova Comissão europeia, liderada por Jean-Claude Juncker, e que iniciará funções a 01 de novembro.

Os problemas ao nível económico e na política externa são para o social-democrata, que foi o cabeça-de-lista da “Aliança Portugal” (PSD e CDS-PP) nas últimas eleições europeias, os principais desafios da nova equipa.

Já para o eurodeputado socialista Carlos Zorrinho, o discurso de Juncker foi de “contrate marcante com o discurso de despedida de Durão Barroso”, o ainda presidente da Comissão Europeia.

“Senti neste plenário e no processo desta manhã que há um novo fôlego e, no mínimo, uma fresta de esperança para o futuro da Europa”, afirmou, considerando, no entanto, que o voto socialista a esta Comissão “não é um cheque em branco” e que haverá uma vigilância constante.

O socialista considera que Juncker tem “muitas ideias interessantes”, com destaque para o pacote de investimento de 300 mil milhões de euros, aposta no crescimento verde e na economia sustentável, mas também antecipa “muitos obstáculos” na execução das suas intenções.

Já o deputado comunista João Ferreira disse à Lusa que, “pese embora a retórica que associa a Comissão [de Jean-Claude Juncker] a um novo ciclo, no concreto as propostas são de continuidade com os 10 anos da ‘Comissão Barroso’”.

Para o eurodeputado do PCP, se há a manutenção de políticas semelhantes nas áreas económicas e social, por exemplo, ”não é de esperar que caminho seja diferente e que as consequências sejam diferentes”.

No mesmo sentido, Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, disse à Lusa que não vê que a ‘Comissão Juncker’ “seja diferente” da que agora se despede, liderada por Durão Barroso, e lembrou como continua a dar-se pouca atenção ao problema do desemprego.

“Não vejo nenhum documento a colocar o desemprego no centro dos problemas europeus, vejo sempre como efeito colateral ou de consequência. O desemprego é, em verdade, a principal causa da insustentabilidade das contas públicas e é o que vai acabar por matar o projeto europeu”, considerou.

A bloquista questionou ainda aqueles que consideram “difícil” o papel dos presidentes da Comissão Europeia: “Que perguntem às pessoas que ficaram no desemprego, que não têm de comer, que ficaram sem eletricidade, sem água, às pessoas pobres da União Europeia o que é viver em condições difíceis”, afirmou.

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, a ‘Comissão Juncker’, que inicia o mandato no início de novembro, por 423 votos a favor, 209 contra e 67 abstenções.

Os eurodeputados do PSD, CDS-PP e PS aprovaram a Comissão, com exceção da socialista Liliana Rodrigues, mas por discordar da pasta da Cultura atribuída ao comissário da Hungria. Também José Inácio Faria, do Partido da Terra, votou a favor. Já os deputados do PCP e do Bloco de Esquerda chumbaram. António Marinho Pinto não surge na lista de votantes.

O novo colégio de comissários terá ainda que ser formalmente nomeado pelo Conselho Europeu, que se reúne na quinta e sexta-feira, em Bruxelas.

O mandato da Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker inicia-se no dia 01 de novembro, no dia seguinte ao final do segundo mandato de José Manuel Durão Barroso, que esteve dez anos na presidência do executivo comunitário.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados