Açoriano Oriental
Eurocéticos anunciam que vão fazer forte oposição na nova legislatura do PE
Dois dos principais rostos dos "eurocéticos", que registaram uma forte subida nas eleições europeias de maio, garantiram, num debate no hemiciclo de Estrasburgo, que farão forte oposição à União Europeia na legislatura que agora começa.
Eurocéticos anunciam que vão fazer forte oposição na nova legislatura do PE

Autor: Lusa/AO online

 

Marine Le Pen e Nigel Farage, grandes vencedores das eleições europeias em França e no Reino Unido, respetivamente, intervieram hoje no primeiro debate da sessão constitutiva do "novo" Parlamento Europeu 2014-2020, sobre os resultados do Conselho Europeu da semana passada, pautando as suas intervenções por críticas à forma como a UE funciona, de forma "ineficaz e burocrática".

Segundo Farage, o processo que levou à indigitação, na passada sexta-feira, de Jean-Claude Juncker para presidente da Comissão Europeia foi o resultado da "regra de ouro" na Europa: "A senhora (chanceler alemã Angela) Merkel fala e os outros obedecem".

Por causa disso, considerou, é que o Reino Unido só conseguiu que a Hungria se unisse a si na oposição ao político luxemburguês para presidente da Comissão - Juncker foi escolhido por maioria qualificada de 26 Estados-membros, com dois votos contra, de Londres e Budapeste.

"Na última votação, parecia a Eurovisão. Não importa se a canção inglesa é boa ou não, porque ninguém gosta de nós na UE", considerou.

Outro dos discursos aguardados esta manhã foi o da líder do partido francês Frente Nacional, Marine Le Pen, que não conseguiu juntar um número suficiente de partidos eurocéticos para formar um grupo no Parlamento Europeu.

A líder de extrema- direita francesa considerou que esta legislatura significa que um "vento novo" sopra no Parlamento europeu, de "liberdade e contestação contra uma UE ineficaz, burocrática e afastada dos cidadãos".

A líder da Frente Nacional criticou Martin Schulz e o acordo entre os principais grupos políticos europeus que o reelegeram como presidente do PE.

"Lamento que o voto seja secreto, gostaria de vos ter aqui de braço erguido", afirmou.

Marine Le Pen disse ainda que aproveitará cada oportunidade para "denunciar estas alianças contranatura" e impedir que Schulz tenha uma mandato "calmo e sossegado".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados