Açoriano Oriental
EUA vão colocar armamento pesado no flanco leste da NATO
Os Estados Unidos vão colocar pela primeira vez armamentos pesados nos países da Europa central e do leste para reforçar este flanco da NATO, anunciou o secretário da Defesa dos EUA Ashton Carter.
EUA vão colocar armamento pesado no flanco leste da NATO

Autor: Lusa/AO online

 

“Vamos colocar temporariamente armamentos para uma brigada, incluindo veículos de combate e equipamentos associados, nos países da Europa central e do leste”, declarou Carter durante uma conferência de imprensa na capital da Estónia, Tallinn.

O responsável pela Defesa dos EUA precisou que o reforço militar inclui o envio de tanques, veículos blindados e equipamento de artilharia móvel para infantaria. Uma brigada norte-americana inclui cerca de 5.000 homens.

“A Estónia, assim com a Lituânia, Letónia, Bulgária, Roménia e a Polónia aceitaram acolher material suficiente para equipar entre uma companhia e um batalhão. Este material vai circular na região para treinos e exercícios”, precisou Carter.

As armas pesadas norte-americanas serão assim deslocadas pela primeira vez em países que aderiram à NATO e que, antes da queda do Muro de Berlim, pertenciam à esfera de influência da União Soviética.

Os países bálticos e outros países da Europa do leste têm revelado muita inquietação na sequência da anexação da Crimeia pela Rússia e dos combates na Ucrânia, onde os separatistas pró-russos contestam a autoridade de Kiev no leste do país.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados