EUA enviam 12 aviões de combate para base no sul da Turquia


 

Lusa/AO online   Internacional   20 de Out de 2015, 16:40

Os Estados Unidos enviaram 12 aviões de combate A-10 para a base aérea de Incirlik, no sul da Turquia, segundo um responsável militar citado pela agência France Presse.

Os aparelhos, famosos pela capacidade de destruição de tanques, chegaram no fim de semana e já constam do plano de missões aéreas de apoio à coligação liderada pelos Estados Unidos que combate o grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque, segundo a fonte, que pediu anonimato.

O envio destes aparelhos "aumenta a capacidade" de combate da coligação, disse.

Conhecidos como "Warthhogs", os aviões A-10 são fortemente blindados para resistirem a impactos diretos de munições perfurantes. No entanto, voam mais baixo e mais devagar que os caça bombardeiros F-16, o que os coloca perante mais riscos.

O destacamento dos A-10 foi decidido cerca de três semanas depois de a Rússia ter iniciado uma campanha de bombardeamentos aéreos na Síria.

Russos e norte-americanos estão a finalizar um acordo de cooperação sobre regras de segurança aérea para evitar incidentes entre aparelhos das duas forças aéreas.

A Turquia autorizou em julho o uso da base de Incirlik por aviões norte-americanos envolvidos no combate ao Estado Islâmico.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.