Açoriano Oriental
EUA enviam 12 aviões de combate para base no sul da Turquia
Os Estados Unidos enviaram 12 aviões de combate A-10 para a base aérea de Incirlik, no sul da Turquia, segundo um responsável militar citado pela agência France Presse.

Autor: Lusa/AO online

Os aparelhos, famosos pela capacidade de destruição de tanques, chegaram no fim de semana e já constam do plano de missões aéreas de apoio à coligação liderada pelos Estados Unidos que combate o grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque, segundo a fonte, que pediu anonimato.

O envio destes aparelhos "aumenta a capacidade" de combate da coligação, disse.

Conhecidos como "Warthhogs", os aviões A-10 são fortemente blindados para resistirem a impactos diretos de munições perfurantes. No entanto, voam mais baixo e mais devagar que os caça bombardeiros F-16, o que os coloca perante mais riscos.

O destacamento dos A-10 foi decidido cerca de três semanas depois de a Rússia ter iniciado uma campanha de bombardeamentos aéreos na Síria.

Russos e norte-americanos estão a finalizar um acordo de cooperação sobre regras de segurança aérea para evitar incidentes entre aparelhos das duas forças aéreas.

A Turquia autorizou em julho o uso da base de Incirlik por aviões norte-americanos envolvidos no combate ao Estado Islâmico.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados