Açoriano Oriental
EUA "empenhados em mitigar" impacto económico da redução nas Lajes
Os Estados Unidos "estão conscientes" do impacto económico negativo para a economia dos Açores da redução de pessoal na base das Lajes e consideram prioritário contribuir para o atenuar, afirmou o embaixador norte-americano em Lisboa.
EUA "empenhados em mitigar" impacto económico da redução nas Lajes

Autor: Lusa/AO online

Robert Sherman apresentou em Lisboa as conclusões do relatório sobre a reorganização das forças militares norte-americanas na Europa, o qual prevê nomeadamente a redução de 500 postos de trabalho portugueses e 485 norte-americanos na base das Lajes, na ilha Terceira, Açores.

“Isto vai obviamente ter um impacto negativo na economia dos Açores, estamos conscientes desse facto (…). Ajudar a mitigar o impacto económico é uma prioridade da embaixada em Lisboa”, disse o embaixador em conferência de imprensa.

Segundo explicou, foi criado um grupo de trabalho com especialistas da embaixada na área económica e representantes do governo regional dos Açores “para explorar oportunidades económicas”, designadamente “promoção do turismo, formação, negócios, cooperação em energias renováveis, investigação científica”.

“Não podemos dizer aos Açores o que é bom para os Açores. O que podemos é criar oportunidades e ajudar a desenvolvê-las”, disse.

Por outro lado, referiu, a administração norte-americana “está a considerar o pagamento de uma generosa indemnização aos funcionários portugueses das Lajes”.

As autoridades locais estimam que a diminuição da presença norte-americana na base represente uma redução de 10% a 15% no Produto Interno Bruto dos Açores e de 30 a 40 milhões de euros na economia da ilha Terceira.

Robert Sherman frisou, por outro lado, que a reorganização da presença militar nas Lajes “não significa de modo algum um enfraquecimento do compromisso dos Estados Unidos com Portugal ou da importância estratégica que atribuem a Portugal”.

Ela insere-se “numa consolidação das infraestruturas na Europa” para “adequar a dimensão das forças norte-americanas para melhor enfrentar as ameaças do século XXI”.

A reorganização das forças norte-americanas na Europa abrange seis países europeus – Portugal, Alemanha, Bélgica, Holanda, Itália e Reino Unido – e vai permitir uma redução da despesa norte-americana de 500 milhões de dólares (423,8 milhões de euros).

No caso das Lajes, a redução de forças representa uma poupança de 35 milhões de dólares (29,6 milhões de euros), segundo o embaixador.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados