Açoriano Oriental
EUA e Portugal vão manter "conversas aprofundadas" sobre as Lajes
Os Estados Unidos vão manter "conservas aprofundadas" com Portugal para que a anunciada diminuição da presença norte-americana na base das Lajes seja efetuada "de forma tão cuidada quanto possível", referiu em comunicado a embaixada dos EUA.
EUA e Portugal vão manter "conversas aprofundadas" sobre as Lajes

Autor: Lusa/AO online

 

Ao efetuar o balanço da 33.ª Comissão Bilateral Permanente Portugal-Estados Unidos, que decorreu na quarta-feira, e anunciar a futura agenda bilateral, o comunicado sublinha que os EUA "reconhecem o impacto socioeconómico que a reestruturação das Lajes irá ter nos Açores" e indica que responsáveis norte-americanos vão reuniu-se em breve com homólogos portugueses para "consultas aprofundadas" em torno do impacto da decisão de Washington.

"Os Estados Unidos reafirmam o seu compromisso em manter e alargar a sua relação com o povo dos Açores na área dos negócios, ciência, defesa, educação e cultura e os participantes identificaram prioridades e oportunidades de colaboração e parceria para apoiar os esforços do governo regional e central para estimular o desenvolvimento económico dos Açores", refere o texto.

Os Estados Unidos anunciaram a 08 de janeiro a intenção de reduzir gradualmente os trabalhadores portugueses de 900 para 400 pessoas ao longo deste ano e os civis e militares norte-americanos de 650 para 165 na base das Lajes, na ilha Terceira.

No âmbito da reunião bilateral, em que participaram mais de 20 responsáveis norte-americanos que se juntaram ao embaixador Robert Sherman, foram ainda abordados diversos assuntos de interesse mútuo, com as duas delegações a decidirem "reforçar os laços entre os dois países nos campos económico, político, de defesa, das forças de segurança, da cibernética e cultura, incluindo discussões político-militares de alto nível".

Após salientar a colaboração permanente entre os dois governos e a confirmação de uma "relação bilateral forte e duradoura para enfrentar os desafios do século XXI", a Comissão sublinhou a importância de "enfrentar os desafios à segurança global e regional, incluindo na Ucrânia, Síria e Iraque (DAESH e combatentes estrangeiros [uma referência ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico]), Afeganistão e Irão".

A cooperação na NATO, o envolvimento em África "que inclui a segurança marítima no Golfo da Guiné", e as oportunidades de criação de mais negócio e investimento foram ainda outros temas abordos no encontro bilateral.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados