Açoriano Oriental
EUA desmentem fim do mundo a 21 de dezembro
O Governo dos Estados Unidos desmentiu esta terça-feira que o mundo acabe no dia 21 de dezembro ou em "qualquer dia de 2012", segundo informação na página eletrónica USA.gov, que responde às perguntas dos cidadãos.
EUA desmentem fim do mundo a 21 de dezembro

Autor: Lusa/AO online

Alguns cidadãos recorreram às mais altas instâncias para saber se a previsão do calendário maia era correta.

Antes já alguns cientistas tinham dito que a previsão maia é mal entendida por algumas pessoas.

No último ano apareceram alguns teóricos que apontam que a civilização maia previu o fim do mundo em dezembro para toda a humanidade, enquanto outros dizem que essa data representa um ciclo e invoca o início de uma era.

A data é 21 de dezembro de 2012, dia em que ocorre o solstício anual de inverno, e em que se concluirá um ciclo de mais de 5.000 anos do antigo calendário Maia.

Não haverá catástrofes, um meteorito não vai acabar com a Terra, nem um planeta não detetado até agora [o vai fazer], assegurou o Governo, são só "falsos rumores" alimentados na internet.

"Muitos desses rumores indicam que o calendário maia termina em 2012 (não acontecerá), um cometa que causa efeitos catastróficos (definitivamente não), um planeta desconhecido que colide com o nosso (não e não), e muitos outros", indica o Governo.

"Infelizmente, muitas pessoas têm medo destes rumores, especialmente as crianças", lamentou o blog, ao assinalar que a NASA recebeu mais de 1.000 cartas com perguntas sobre o assunto.

A NASA colocou à disposição do público um endereço eletrónico sob o título "Beyond 2012: Why the World Won't End" (Além de 2012: Porque o mundo não vai acabar), em que cientistas desmitificam estes rumores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados