Estudos revelam diversidade de paisagens em Plutão

Estudos revelam diversidade de paisagens em Plutão

 

Lusa/AO online   Ciência   18 de Mar de 2016, 10:30

Plutão apresenta uma grande variedade de paisagens, desde montes a glaciares e blocos de gelo, revelam imagens captadas do planeta-anão e analisadas em diversos estudos publicados pela revista Science.

Trata-se dos primeiros resultados da missão New Horizons, da agência espacial norte-americana NASA, agora condensados pela Science.

A 14 de julho, a sonda New Horizons sobrevoou o planeta-anão e a sua maior lua, Caronte.

Estudos revelam a existência, em Plutão, de placas tectónicas, extensos montes, glaciares e blocos de gelo.

Segundo os investigadores, a causa de tal geografia reside, possivelmente, num criovulcão, um vulcão de gelo e água que se forma especificamente em luas geladas.

A variabilidade do terreno sugere que as camadas da estrutura do planeta-anão resultaram da erosão e de diferentes processos de formação geológica, que ocorreram durante os últimos cem milhões de anos.

Os processos de formação geológica não foram tão ativos em Caronte, que, apesar de estar cheia de crateras e de ter um hemisfério norte acidentado, tem metade da sua superfície plana.

Outros estudos concluíram que existe uma ampla variedade de cores e composições químicas na superfície gelada de Plutão. A sua atmosfera é mais fria e compacta do que se pensava.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.